Você sabe o que é anamnese?

Questionário ajuda profissionais conhecerem melhor as condições físicas de cada um para indicar treinos focados nos objetivos e na saúde

Treino do seu jeito 3 min. de leitura
Você sabe o que é anamnese?

Você se matriculou na academia, comprou o tênis perfeito, as roupas apropriadas, fez uma playlist para animar e está cheio de gás para começar a treinar. Mas antes, é preciso realizar a anamnese. O nome pode até ser estranho, porém a anamnese é algo super simples: trata-se de um questionário com um de nossos profissionais de Educação Física para determinar o treino do aluno, de acordo com o seu objetivo. Essa análise é extremamente importante, principalmente para iniciantes na academia, pois definirá os limites de cada aluno e a rotina de exercícios apropriada.

Não se deve confundir a anamnese com a avaliação médica, que não é obrigatória na maioria de nossas unidades. Realizada individualmente, a anamnese é realizada no ato da matrícula na sua unidade Selfit no ato da matrícula. Confira algumas dúvidas frequentes relacionadas à anamnese e à avaliação médica e física:

1 – Preciso passar por uma avaliação médica pra me matricular?

A obrigatoriedade depende das leis de cada cidade. Apenas em Salvador (BA) a avaliação médica é uma exigência obrigatória, mas recomendamos que os exames sejam feitos para sua saúde e segurança. Ah, é obrigatório também para alunos entre 16 e 17 anos e pessoas propensas a problemas de saúde. Em nossas unidades, seguimos as recomendações do Conselho Federal de Educação Física que exige um questionário com professor da área, na qual o aluno responde a algumas perguntas sobre a sua saúde e objetivos de treino – a chamada anamnese.

2 – Quais os tipos de exames necessários?

Uma série de exames é recomendada para quem vai começar a praticar uma atividade física regular. Eletrocardiograma, hemograma completo, glicemia de jejum, ácido úrico são os exames mais importantes. Aos alunos com mais de 60 anos, acrescentamos a recomendação de realização de teste de esforço, ecocardiograma de estresse e cintilografia.

3 – Onde posso fazer esses exames médicos ou físicos?

Na SELFIT não dispomos do serviço de exames e avaliações médicas. Os exames deverão ser solicitados por seu médico de confiança e feitos em um centro de diagnósticos. Os resultados devem ser entregues na sua unidade escolhida, no ato da matrícula.

4 – E a anamnese, eu tenho direito na SELFIT?

Sim! O Aluno SELFIT passa por uma anamnese com um de nossos profissionais de EDUCAÇÃO FÍSICA. Todos os nossos professores são formados e devidamente inscritos no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Por meio dessa anamnese, será prescrito o treino conforme os objetivos de cada aluno.

Então, não esqueça de realizar a anamnese e de estar em dia com seus exames de rotina antes de iniciar uma atividade física, para que a sua saúde não seja comprometida e para evitar lesões ou acidentes. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com um de nossos instrutores na unidade Selfit mais próxima de você. Estamos te esperando!