Treine em casa: burpee, um exercício funcional

O burpee trabalha vários grupos musculares e pode ter variações

Treino do seu jeito 4 min. de leitura
Treine em casa: burpee, um exercício funcional

No período de quarentena e isolamento social, é natural que as pessoas pratiquem menos exercícios físicos e, ao mesmo tempo, acabem ingerindo mais alimentos industrializados. Essas situações podem provocar desequilíbrios no organismo e prejudicar a saúde, mas aqui você encontra dicas valiosas para espantar a preguiça e se manter ativo.

Procure exercícios completos

O burpee é um dos exercícios mais completos e não exige o uso de equipamentos, por isso é recomendado para esse período em que ambientes como a academia estão fechados. Vamos aprender a executá-lo?

Organize um espaço adequado

Antes de tudo, é fundamental avaliar os cômodos da casa e eleger aquele que apresenta um espaço mais amplo para a prática de exercícios. Afaste os móveis e abra as janelas, dessa forma acidentes domésticos podem ser evitados e o ar pode circular à vontade.

Alongue-se

Sempre que possível, realize alongamentos no decorrer do dia, não apenas antes de iniciar um exercício. Puxe o pescoço, estique os braços e as pernas e mantenha a posição por 15 segundos. Além de diminuir as chances de lesão, os músculos ficam mais flexíveis para executar os movimentos de maneira correta.

Burpee tradicional

homem fazendo treino funcional
(Fonte: Giphy)

Esse é o estilo mais conhecido e fácil de entender, como uma união de agachamento, flexão e salto. Fique em pé, faça o agachamento direto para a posição de flexão, retorne da flexão jogando os pés para a posição inicial, fique em pé novamente e salte com os braços erguidos. É muito importante prestar atenção no movimento, para não sobrecarregar nenhuma parte.

Burpee com bancada

homem fazendo burpee com bancada
(Fonte: Giphy)

Essa variação precisa de uma caixa ou outro objeto que suporte o peso e a força do seu corpo. A execução do movimento é igual à do exercício anterior, mas é como se fosse adicionada uma etapa de step. Pule no caixote, retorne ao solo, realize o agachamento para a posição da flexão — lembre-se de colocar a mão apoiada na caixa — retorne os pés para a posição inicial e salte com os braços erguidos.

Combinação de exercícios

O burpee é extremamente versátil, uma atividade completa, e pode ser praticado com outros exercícios. É possível inseri-lo em um treino de jump, step ou força, por exemplo.

Benefícios

Por utilizar movimentos naturais do corpo, o exercício aeróbico traz diversas vantagens para a saúde, como a manutenção dos batimentos cardíacos, a oxigenação correta das células, a flexibilidade das articulações, o metabolismo acelerado e o condicionamento físico mais resistente.

Além das questões de saúde, o burpee torna a musculatura mais forte e ajuda a manter uma boa forma física, o que melhora diretamente a autoestima e traz sentimentos positivos, como felicidade.

Respiração

desenho animado alongando no chão
(Fonte: Giphy)

Procure manter a respiração através do diafragma, assim os músculos e os órgãos recebem o oxigênio de maneira correta e o corpo demora mais para ficar cansado. Evite a fadiga desnecessária.

Hidratação e alimentação

É sempre importante lembrar: garrafinha de água é item obrigatório para quem vai realizar qualquer tipo de atividade física. Cuide também da alimentação e procure diversificar os pratos, para que tenham todos os grupos alimentares necessários para o bom funcionamento do organismo.

Importante cuidar

É preciso ter muita atenção nos movimentos que estão sendo executados e na velocidade, na frequência e na intensidade da prática. Trabalhe dentro dos seus limites e respeite o seu corpo para que os resultados sejam conquistados de maneira saudável.

O ideal é seguir videoaulas de profissionais, assim as sequências terão intensidade e duração corretas. No site da Selfit, você encontra diversos exemplos de práticas.Além disso, a academia disponibiliza um app para alunos com exercícios e desafios exclusivos.

Determinação

Tenha em mente que ao praticar o burpee você estará treinando o seu corpo e a sua mente para atravessar com mais calma o período de isolamento. Independentemente do seu estilo de vida, você pode começar agora mesmo e sentir na pele os benefícios que a prática traz para a saúde.

E então, já afastou os móveis e colocou um tênis adequado? Conte para nós.