Saiba por que fortalecer a musculatura da perna e como treiná-la

Dar atenção extra a grupos musculares dos membros inferiores auxilia na prevenção de lesões e no funcionamento cardiorrespiratório

Treino do seu jeito 3 min. de leitura
Saiba por que fortalecer a musculatura da perna e como treiná-la

Exercitar-se é fundamental para quem deseja ter mais qualidade de vida, e seja com o pé na areia, seja em uma caminhada no parque, o importante é sair do sedentarismo. Então: máscara no rosto e pernas para que te quero!

Falando em membros inferiores, é importante cuidar de quem leva seu corpo para passear. Para conversar sobre treino para essa região, o blog da Selfit conversou com a educadora física Wanessa Vieira Carmo Martins (CREF 050569 – G/RJ). Fique de olho nas dicas porque esse projeto verão está de pé!

Por que fortalecer os membros inferiores

Os benefícios de treinar os membros inferiores vão desde a estética até melhoria da circulação sanguínea. (Fonte: MBLifestyle/Shutterstock)

Queima de calorias e ganho estético são as razões pelas quais os treinos de perna são buscados, mas os benefícios vão muito além desses aspectos. Quando bem elaborados e executados, esses exercícios podem fortalecer articulações e tendões, desenvolver força, prevenir lesões, corrigir assimetria muscular e acelerar o metabolismo.

O treino de perna também colabora nas atividades cardiorrespiratórias. Ao fortalecer a musculatura desses membros, o retorno sanguíneo melhora desde os pés até chegar no coração, evitando doenças como trombose.

No entanto, a educadora adverte que alguns cuidados são necessários. “É de extrema importância respeitar as individualidades biológicas, bem como realizar os exercícios de forma correta e consciente”, comenta.

O que um bom treino de pernas precisa ter

A bicicleta é uma maneira inteligente de conciliar fortalecimento muscular e exercício aeróbico. (Fonte: Adulwit Natheetavesak/Shutterstock)

Há uma série de exercícios capazes de treinar os membros inferiores. O agachamento é um dos mais interessantes entre eles: fortalece os quadríceps (um dos músculos mais extensos do corpo), desenvolve o equilíbrio e pode ser realizado praticamente em qualquer local.

Além dessa opção, podem ser listadas cadeira adutora e abdutora, elevação de gêmeos e elevação de quadril. Essas atividades são feitas com peso proporcional ao condicionamento de cada pessoa e, portanto, devem ser prescritas por um profissional.

Segundo a professora de educação física, é importante que o treino de pernas seja moderado, sem exagerar no peso, mas faça parte da rotina de exercícios. Assim, com o tempo, ganha-se massa e pode-se aumentar a carga e a resistência aos poucos, fortalecendo toda a região, inclusive tendões e articulações.

Gostou das dicas? Então foco no treino para terminar o verão com as pernas que você sempre sonhou!