Como fazer a respiração correta durante o exercício?

Educador físico explica que respiração é tão importante quanto alimentação ou hidratação e deve ser praticada todos os dias

Treino do seu jeito 5 min. de leitura
Como fazer a respiração correta durante o exercício?

Você já reparou que quando fazemos algum esforço físico respiramos mais rápido e mais fundo? É uma resposta natural do corpo, afinal precisamos de mais ar para que nossos músculos continuem funcionando corretamente; caso contrário, podemos sentir desconforto e nos cansar mais rápido. Um exemplo disso são aquelas dores na lateral do abdômen, que muitas pessoas sentem quando correm e são resultado de uma respiração incorreta durante o exercício.

Mesmo que seja um processo natural e automático do corpo, você precisa dar atenção a ele durante o exercício físico, de modo que consiga manter o desempenho e se sentir bem para continuar a prática. A respiração correta é tão importante para o organismo quanto a alimentação ou hidratação, como explica o coach de atividade física Edgar Cenedezi. “É interessante observar que as pessoas se preocupam muito com a comida e a água, mas pouco com a respiração”, pondera.

exercício de respiração
A respiração cadenciada e na intensidade correta é tão importante quanto a hidratação (Fonte: Tenor)

Qual é a função da respiração no exercício físico?

A gente precisa de três coisas que levam energia para o nosso corpo: comida, água e ar, na respiração. É interessante observar que a gente consegue ficar 30 dias sem comida e 3 dias sem água, mas não consegue ficar mais de 7 minutos sem ar. A respiração é uma fonte de energia muito poderosa para a prática de exercício, e muita gente deixa de usar da forma correta.

O ideal é fazer uma respiração mais abrangente, para que mais ar passe pelo nariz e pela traqueia e chegue de uma forma assertiva aos alvéolos pulmonares. De lá, o oxigênio é bombeado pela corrente sanguínea até as células, onde libera ATP (adenosina trifosfato), que dá energia para o organismo. Depois, o gás carbônico das células é eliminado pela expiração.

Quanto maior e melhor é a respiração, mais eficiente é a oxigenação celular e a força no exercício. Em resumo, a função da respiração é liberar o ATP, que é a “energia da célula”, na musculatura, para que haja melhor rendimento.

O correto é respirar pelo nariz ou pela boca? Existe algum jeito certo de respirar durante o exercício?

personagem desenho correndo
(Fonte: Giphy)

Não existe exatamente um certo ou errado. O coerente, digamos assim, é fazer a respiração nasal, aquela em que você puxa o ar pelo nariz e solta pela boca; afinal, nosso nariz tem um filtro para o ar chegar com mais qualidade aos pulmões, e isso faz toda a diferença para uma respiração saudável.

Quando fazem um exercício de força, as pessoas optam pela inspiração na fase concêntrica, quando estão realmente fazendo força para puxar peso, e pela expiração na fase excêntrica, quando estão voltando ao início do exercício, fazendo um movimento de relaxamento. Muita gente também opta por respirar dessa forma na corrida.

Já nos exercícios abdominais costuma acontecer o oposto, pois há dificuldade de inspirar enquanto se está contraindo o abdômen (e, consequentemente, os pulmões). Então se expira quando está contraindo e expira quando está voltando.

A respiração para cada tipo de exercício é diferente?

Na corrida, por exemplo, é possível ter uma respiração mais contínua, afinal o batimento cardíaco sobe para enviar sangue para as células e você acaba respirando naturalmente em um ritmo mais acelerado. Já na musculação, que não é um exercício tão contínuo, não há esse mesmo controle, então é necessário exercitar conscientemente a respiração.

Uma coisa muito importante é respirar corretamente do início ao fim do exercício. Muitas pessoas, quando estão fazendo um treino de força, acabam prendendo a respiração no fim da série, quando estão cansadas, nas últimas repetições. Essa apneia impede o fluxo de ar e aumenta a pressão arterial. Se já existe um problema de pressão alta, por exemplo, isso pode causar sérias complicações, ainda mais se levarmos em conta que a atividade física, por si só, aumenta a pressão.

Que consequências podem existir se alguém respirar errado durante um exercício?

homem correndo
(Fonte: Giphy)

Além de tudo que já comentamos, uma das consequências mais comuns de uma respiração errada durante o exercício é aquela “dor no cantinho do abdômen”, a “dor no lado”, que muitas pessoas sentem durante a corrida, por exemplo. Isso acontece, principalmente, se você aumentar o ritmo do treino muito rapidamente, sem que o coração e a respiração consigam acompanhar essa velocidade. Caso isso aconteça, o ideal é dar uma diminuída ou prestar um pouco mais de atenção na respiração, para que esse processo seja mais contínuo.

No app da Selfit, você encontra exercícios de respiração que ajudam a regular esse processo; assim, na hora do treino, tudo se torna mais natural. Conhece alguém que precisa destas dicas? Compartilhe este texto.

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