Que tal fazer exercícios com as crianças em casa?

Atividades físicas são ideais para manter a família inteira na ativa, mesmo na quarentena, além de ser uma diversão para as crianças

Treino do seu jeito 5 min. de leitura
Que tal fazer exercícios com as crianças em casa?

A gente sabe que o isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus é importante, mas também precisa reconhecer que a quarentena alterou bastante a rotina de todo mundo. Quem tem filhos, além de todas as outras questões referentes ao trabalho e ao cotidiano, precisa encontrar atividades para fazer com as crianças, afinal elas estão sem aula e sempre têm muita energia para gastar.

Você pode manter uma rotina de estudos, o que já toma algumas horas por dia. Além disso, desenhos e joguinhos no celular ou tablet podem ser ótimos para distrair enquanto você trabalha. Mas não é bom deixar as crianças em frente à tela por tanto tempo, não é mesmo? Os pequenos precisam se mexer, e os pais também.

Então que tal fazer atividades físicas em família? Elas são uma ótima forma de se divertir, passar um tempo juntos e ainda manter o corpo ativo, aproveitando todos os benefícios da prática de exercícios. Para ajudar, a gente compilou algumas dicas simples de exercícios que você pode fazer com crianças de todas as idades. Além disso, no nosso site temos vídeos de exercícios feitos junto com crianças para você se inspirar! É só acessar a seção “Treine em família”.

Pai levantando filho exercício
(Fonte: Freepik)

Exercícios com bebês ou crianças pequenas

Cuidar de uma criança pequena não precisa ser sinônimo apenas de trocar fraldas e assistir a desenhos. Você também pode fazer várias atividades físicas com ela.

Levantar o bebê

Pai fazendo exercício levantando filha
(Fonte: Shutterstok)

Essa é uma brincadeira que muitos pais já fazem com os filhos, mas que também pode ser um exercício para trabalhar ombros e braços. Segure o bebê pelas axilas de frente para você, com as duas mãos. Mantenha os braços estendidos e as pernas abertas na largura do quadril. Levante o bebê até acima da sua cabeça e retorne à posição inicial. 

Agachamento 

Não tem jeito melhor de trabalhar as pernas e os glúteos do que com um bom agachamento, então coloque a criança nos seus ombros, segurando-a pelos punhos, e mantenha as pernas paralelas, abertas na largura dos ombros. Agache até o quadril ficar alinhado com o joelho, como se você estivesse se sentando.

Abdominal com o bebê

Deite-se de barriga para cima, coloque o bebê sobre o seu abdômen e mantenha as pernas flexionadas. Eleve o tronco em direção ao bebê, para fazer o abdominal. Quando se aproximar do rostinho dele, faça algum barulho ou careta que divirta a criança.

Outro exercício com o bebê no colo

Na mesma posição do abdominal, você pode fazer um exercício para os músculos abdutores e adutores das pernas. Basta esticá-las, apontando para o teto, e fazer um movimento de abrir e fechar, enquanto segura o bebê no colo.

Faça cada um desses exercícios de duas a quatro séries, com cinco a dez repetições, conforme o peso do bebê e o seu condicionamento.

Mãe fazendo exercício com a filha no chão
(Fonte: Freepik)

Exercícios com crianças maiores

Se a sua criança é um pouco maior, é possível fazer várias brincadeiras e jogos em que todo mundo se mexe bastante, funcionando como um exercício de cardio eficiente.

Caça ao tesouro

Que tal esconder algumas coisas pela casa e fazer essa brincadeira super tradicional? Assim, há a necessidade de andar bastante para achar todos os tesouros escondidos.

Outros jogos tradicionais que podem funcionar muito bem como exercício para pais e filhos são pega-pega e esconde-esconde. Quem não tem tanto espaço disponível pode fazer uma dança das cadeiras ou pular corda.

Jogo do jacaré

Crie algumas “ilhas” pelo chão da sala, com almofadas, móveis ou cobertores, nas quais a criança precisa pular de uma para outra, sem cair “na água” (o chão), para não ser devorada pelos jacarés (os pais).

Brincadeiras com balão

Com apenas um balão já é possível fazer muitas brincadeiras em família. É possível desafiar a criança a manter balão no ar, contando quantas vezes vocês conseguem jogá-lo um para o outro sem deixá-lo cair no chão. Também é possível amarrar o balão em algum ponto mais alto e fazer um desafio de quem consegue alcançar aquela altura mais vezes.

Pista com obstáculos

Pegue objetos que você tem na sua casa para criar um roteiro com vários movimentos, como pular, rastejar e andar em um pé só. Você pode amarrar uma linha entre dois móveis para rastejar até aquele ponto, colocar copos no chão para fazer um caminho em zigue-zague, entre várias outras ideias. Aqui, sua criatividade é o limite.

pai fazendo exercício com os filhos
(Fonte: Giphy)

Para terminar, se o seu filho já tem uma boa coordenação motora, nada impede que ele o acompanhe nos exercícios que você praticar, como polichinelos, abdominais e alongamentos. Basta apenas respeitar os limites da criança, bem como tomar cuidado para que ela faça os movimentos corretamente e não se machuque.

No site da Selfit você encontra várias aulas preparadas por profissionais para você fazer em casa do seu jeito.

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Fontes: Gazeta do Povo, Gaúcha ZH, Centro de Saúde São Bernardo, Universia/UOL e Boa Forma.

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