Quais são e como fortalecer os músculos dos braços?

Fortalecer os músculos dos braços é essencial para a saúde e pode prevenir problemas como hipotrofia e atrofia muscular

Treino do seu jeito 3 min. de leitura
Quais são e como fortalecer os músculos dos braços?

Utilizados nas mais diversas tarefas de nosso cotidiano, os músculos dos braços permitem executar movimentos que incluem ombros, cotovelos, mãos e dedos com todas as complexas articulações envolvidas. Mantê-los fortes e saudáveis é essencial para um melhor condicionamento físico e para evitar doenças musculares ou articulares.

Diagrama dos músculos do braço. (Fonte: Ken Hub / Reprodução)
Diagrama dos músculos dos braços. (Fonte: Ken Hub/Reprodução)

Cinco músculos dos braços atuam nas articulações do ombro e do cotovelo e são responsáveis pelos movimentos do antebraço: bíceps (bicípite) braquial, braquial, coracobraquial, tríceps (tricípite) braquial e ancôneo; e podem ser divididos em dois grupos: flexores, que se localizam na parte anterior ou flexora do braço (bíceps braquial, braquial e coracobraquial), e os extensores, que se localizam na parte posterior ou extensora do braço (tríceps). 

O músculo ancôneo não fica exatamente no braço — uma vez que o membro é considerado do ombro até o cotovelo —, mas está diretamente relacionado com os movimentos do tríceps.

Agora que já entendemos um pouco da estrutura dos braços, vamos aos exercícios.

Força

A flexão de braços é ótimo um exercício para trabalhar a força. (Fonte: Energia do Corpo / Reprodução)
Flexão de braços. (Fonte: Energia do Corpo/Reprodução)

Apoie os joelhos em um colchonete, cruze os pés e posicione as mãos espalmadas no chão, um pouco além da largura dos ombros. Estenda os braços elevando o tronco e volte à posição inicial. Faça duas séries de cinco repetições e aumente o número de vezes à medida que for se tornando mais fácil.

Ombros

Elevação lateral. (Fonte: Viva Bem/Reprodução)

Sente-se em uma cadeira e incline levemente o tronco para frente. Segure em cada mão um pesinho de 2 quilos, eleve os braços semiflexionados até a linha dos ombros e retorne à posição inicial. Faça 2 séries de 12 repetições.

Tríceps

Tríceps com halteres (Fonte: Corpo a Corpo / Reprodução)
Tríceps com halteres. (Fonte: Corpo a Corpo/Reprodução)

Deite-se em um colchão e estique os braços na direção dos ombros com um haltere de 2 quilos em cada mão. Flexione os pesos até a direção das orelhas e volte para a posição inicial. Faça 2 séries de 15 repetições.

Para a prática, procure estar sempre na presença de profissionais de educação física para evitar lesões ou atrapalhar seu desempenho.

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