Quais‌ ‌são‌ ‌os‌ ‌benefícios‌ ‌do‌ ‌spinning?

A prática do spinning é dinâmica, queima calorias e faz bem à saúde

Treino do seu jeito 4 min. de leitura
Quais‌ ‌são‌ ‌os‌ ‌benefícios‌ ‌do‌ ‌spinning?

É quase impossível ficar indiferente à animação de uma aula de spinning. O clima frenético e alto-astral não deixa ninguém parado, e a prática pode queimar até 700 calorias por hora.

A modalidade, criada no fim dos anos 1980 na África do Sul, simula um treino de ciclismo com direito a subidas íngremes, corridas e música alta que ajuda a manter a energia dos participantes.

Confira alguns dos principais benefícios dessa prática.

Gasto calórico

pessoas fazendo exercícios com intensidade
Aulas de spinning são intensas e queimam muitas calorias. (Fonte: Giphy)

O emagrecimento é, sem dúvida, um dos maiores benefícios do spinning. Uma hora de exercícios pode queimar cerca de 600 calorias, dependendo da intensidade da aula e do condicionamento físico. Para melhores resultados, recomenda-se que a frequência cardíaca de quem treina esteja acima de 65% de capacidade máxima — muitas pessoas usam frequencímetro para fazer o monitoramento.

Músculos tonificados

aula de spinning
Vários grupos musculares são tonificados durante a aula, principalmente nos membros inferiores. (Fonte: Giphy)

Outra vantagem do spinning é a tonificação de vários grupos musculares, em especial coxas, glúteos e panturrilhas. As regiões abdominal e lombar também são fortalecidas com os exercícios na bicicleta, que permite várias regulagens no guidão, alterando o grau de dificuldade da prática. Muitas aulas simulam terrenos inclinados, intensificando tanto a perda calórica quanto o esforço das pernas e dos braços.

Prevenção de doenças

grupo de pessoas fazendo spinning
Spinning melhora a saúde e promove relaxamento e bem-estar. (Fonte: Giphy)

Os exercícios vigorosos em cima da bicicleta ativam os sistemas respiratório e cardiovascular e, consequentemente, ajudam a prevenir uma série de doenças, como hipertensão, diabetes e osteoporose. A liberação de endorfina durante o exercício promove relaxamento e bem-estar e diminui as dores articulares.

Praticidade

instrutor de spinning
Presença de instrutores é fundamental para manter o ritmo da aula. (Fonte: Giphy)

Não depender do clima externo é uma excelente vantagem do uso das bikes ergométricas: faça chuva ou faça sol, é possível manter a rotina de treinos. A orientação profissional também ajuda a não perder o pique, aproveitar melhor o treino e evitar machucados e lesões.

Cuidados

homem suando fazendo spinning
Não se esqueça da garrafa de água e da toalhinha. (Fonte: Giphy)

O spinning é uma modalidade bastante democrática. Pessoas de todas as idades podem participar da aula, desde que as limitações de cada praticante sejam analisadas e consideradas. Uma avaliação física deve ser realizada antes de iniciar a atividade, principalmente por quem apresenta problemas de articulação ou de coluna. Condições cardíacas graves também podem ser um impeditivo, por isso é essencial consultar um profissional de medicina.

Para evitar qualquer mal-estar, é importante regular o assento e o guidão da bicicleta para a altura correta. Se você for iniciante, peça ajuda ao profissional responsável, pois muitas lesões podem ser causadas se o equipamento estiver mal regulado.

O início da prática pode causar desconforto na região dos glúteos por causa do selim, que costuma ser estreito, por isso recomenda-se o uso de uma bermuda acolchoada na região ou um assento de gel. Uma garrafinha de água e uma toalhinha para enxugar o suor também são acessórios importantes.

Para tornar as sessões de spinning ainda mais divertidas e dinâmicas, as unidades da Selfit contam com uma área exclusiva para a prática e oferecem aulas variadas que trabalham diferentes estímulos em um treino gamificado. Conhece alguém que sempre quis começar a prática? Compartilhe este texto.