O que é HIIT e como fazer o treino em casa

O Treino Intervalado de Alta Intensidade é feito em, no máximo, 30 minutos

Treino do seu jeito 3 min. de leitura
O que é HIIT e como fazer o treino em casa

O Treino Intervalado de Alta Intensidade (High Intensity Interval Training — HIIT) é a alternativa perfeita para quem procura um treino rápido e eficaz e que pode ser feito em casa. Essa modalidade tem sua origem nos esportes de resistência e seu diferencial é realizar o máximo de exercícios possíveis em um espaço curto de tempo. A técnica é muito eficaz para sequências com foco em força e resistência, que geralmente duram entre 10 minutos e 30 minutos, no máximo.

Para quem o HIIT é indicado

mulher fazendo exercício HIIT
HIIT é perfeito para quem quer treinar em casa. (Fonte: Shutterstuck)

O HIIT é ideal para realizar em casa e é indicado para quem não apresenta nenhuma lesão, por conta de sua intensidade. Essa mesma característica faz com que o método ajude a “queimar” muitas calorias, sendo um aliado para quem deseja reduzir peso. Mas atenção: assim como qualquer exercício, o HIIT deve ser orientado por profissionais, mesmo que a distância, pois isso evita que os movimentos sejam feitos de modo errado ou haja sobrecarga em algum grupo muscular.

Vale destacar que antes de fazer qualquer atividade física é importante estar com os exames médicos em dia.

Benefícios

Um estudo da Universidade Federal de Goiás, publicado ano passado no periódico British Journal of Sports Medicine, concluiu que o HIIT queima 93% mais gordura por minuto do que um exercício moderado. A intensidade dos movimentos também contribui para o fortalecimento dos músculos.

Além disso, o HIIT aumenta a resistência, uma vez que exige mais oxigênio no corpo. No momento da recuperação, o CO2 máximo se eleva, fazendo com que o corpo aprenda a usar o oxigênio com eficiência.

Desvantagens do HIIT

homem treinando HIIT
Apesar de ter sua eficácia comprovada, é necessário ter alguns cuidado. (Fonte: Shutterstuck)

Como todo exercício físico, é importante ter cuidado e ciência das desvantagens. O HIIT, devido a sua intensidade, é um método que pode favorecer lesões musculares, especialmente em pessoas com pouco fortalecimento, por isso é importante se aquecer antes e se alongar depois, como forma de proteção.

Esse não é o treinamento mais indicado para pessoas sedentárias ou com pouco preparo físico. Nesses casos, mais do que nunca, deve-se fazer um bom aquecimento e ter um profissional habilitado junto.

Como treinar HIIT em casa

Uma das vantagens do HIIT é que ele pode ser feito em casa, com a ajuda de poucos elementos, como uma cadeira, ou até mesmo sem nada, apenas com o peso corporal. Alguns exercícios que podem fazer parte de um circuito de HIIT são polichinelo, flexão de braço, agachamentos e step usando uma cadeira.

Geralmente, as séries são realizadas por 30 segundos, com descanso de 10 segundos. O ideal é que tudo seja feito em um circuito repetido três vezes. Não se esqueça de alongar no fim e se hidratar bastante antes, durante e depois do treino.

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