O que é Body Balance e como praticá-lo em casa?

A modalidade mistura técnicas do tai chi chuan, pilates e yoga para promover o bem-estar do corpo e da mente

Treino do seu jeito 4 min. de leitura
O que é Body Balance e como praticá-lo em casa?

Aulas mais agitadas, como o jump, são ideais para quem quer combinar exercício com adrenalina. Mas para quem prioriza o equilíbrio e o relaxamento, a aula de body balance é perfeita para isso.

Pois é, não existem somente exercícios agitados na academia. Além de trazer diversos benefícios para o corpo, essa prática é ideal para fazer depois de um dia agitado para desestressar. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

O que é body balance?

mulher fazendo yoga
A modalidade combina técnicas de yoga, tai chi chuan e pilates. (Fonte: Giphy)

De acordo com Bianca Soranz (CREF 061948-G/SP), líder de unidade da Selfit, a prática é “uma aula coreografada com base na yoga que ajuda a melhorar corpo e mente. Possuindo uma série de movimentos simples, também apresenta elementos do tai chi e do pilates.”

Vale ressaltar que cada modalidade que contribui para o Body Balance “empresta” um pouco de suas características. Por exemplo, tai chi chuan é importante para preparar o corpo, enquanto o pilates trabalha bem a postura. Já a yoga ajuda a fortalecer o corpo. 

Que tipo de música pode tocar na aula?

gato se espreguiçando
A música ajuda a promover o bem-estar durante a aula. (Fonte: Giphy)

Quem já fez uma aula superenergizada de Jump, entende o poder que a música pode proporcionar durante a execução de um treino. Aqui não é diferente, e a playlist de body balance é uma opção para conduzir os momentos das aulas de acordo com as sensações que são provocadas. 

“Buscando as músicas mais atuais, há uma preocupação com a trilha sonora perfeita para a modalidade. Viaja entre músicas vocais e instrumentais, com o objetivo de trazer paz e equilíbrio”, afirmou Soranz. Quem já experimentou essa modalidade, conhece a sensação de tranquilidade quando a aula termina. 

Quais são as vantagens que o Body Balance traz para quem pratica?

cachorro levantando a patinha
O exercício melhora a flexibilidade do corpo e desestressa a mente. (Fonte: Giphy)

Os movimentos e alongamentos não são agitados como em outras aulas, mas contêm a intensidade certa para melhorar a flexibilidade e equilíbrio do corpo, bem como aumentar a sua força. 

Tudo isso enquanto o seu organismo reduz os níveis de estresse, é claro. “O foco é aprimorar o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação motora, além de corrigir a postura”, explicou a líder da unidade. 

Ela acrescentou que o body balance é responsável por “melhorar o controle da respiração e da concentração, trazendo equilíbrio para corpo e mente, criando uma verdadeira sensação de bem-estar.” 

O exercício também trabalha todos os grupos musculares, o que é importante para desenvolver a força e a definição do corpo. 

É preciso ter experiência para praticar o body balance?

coelho se espreguiçando
Não há contraindicações para praticar essa atividade. (Fonte: Giphy)

A boa notícia é que não precisa. “O professor mostrará todas as opções apropriadas para cada nível de condicionamento. Se vocês está iniciando, vale a pena se comprometer com três ou quatro aulas desde o início para se sentir confortável com todos os movimentos”, sugeriu Soranz. 

A prática também não tem contraindicações, mas, se você tiver algum problema de saúde, é preciso consultar o médico antes de qualquer treino, certo?

Como as pessoas podem reproduzir as aulas de body balance em casa? 

mulher fazendo ginástica
As aulas podem ser feitas em casa com roupa de ginástica. (Fonte: Giphy)

Como se trata de uma modalidade que combina as práticas citadas, é necessário que as aulas sejam ministradas por uma pessoa orientada e licenciada para indicar os movimentos corretos, sem risco de lesão e com o objetivo de promover o bem-estar do corpo. 

Mas como praticá-la em casa, então? A Selfit possui professores licenciados e você pode acompanhar as aulas de body balance no site, no aplicativo ou nas lives do Instagram. Confira abaixo.

“Tudo o que você precisa é de roupas de ginástica confortáveis, não precisa de sapatos, e tapetes de yoga são opcionais”, recomendou a líder. 

Bacana, não é? Dá uma olhadinha em nosso site para saber como ter mais aulas semelhantes a essa em casa.

Gostou do assunto? Que tal compartilhar com seus amigos?