Musculação ou aeróbico? Saiba como começar seu treino

A decisão de como começar o treino depende do objetivo de cada um; descubra o que é melhor para você

Treino do seu jeito 4 min. de leitura
Musculação ou aeróbico? Saiba como começar seu treino

Uma dúvida comum de quem começa a fazer exercícios físicos é sobre o tipo de exercício ideal. O fato é que atividades cardiovasculares, como natação, caminhada ou corrida, são tão importantes quanto exercícios de fortalecimento, como a musculação; então, você deve ter os dois estilos em sua rotina.

homem em dúvida
(Fonte: Giphy)

Muitas pessoas acreditam que o ideal é intercalar os treinos de força com os treinos cardiovasculares. Algumas, inclusive, dividem os dias da semana entre um e outro.

Porém, segundo o diretor do programa de medicina esportiva do Dignitiy Health Medical Group, dos Estados Unidos, é possível colocar os dois treinos no mesmo dia, dividindo seu tempo e potencializando os resultados. Alguns tipos de exercícios podem, até mesmo, trabalhar as duas questões simultaneamente.

Aí surgem mais dúvidas: é melhor começar o treino com musculação ou aeróbico?

Definindo objetivos

A verdade é que não existe apenas uma resposta certa aqui. Afinal, tudo depende dos seus objetivos. Por exemplo, quem quer aumentar a força muscular deve optar por fazer o aeróbico depois do treino de musculação, de acordo com Eric Bowling, personal trainer na Ultimate Performance, em Los Angeles.

O motivo é simples e tem a ver com sua disposição: a musculação com cargas pesadas exige muita energia. Se você já chega no treino com os músculos cansados de uma sessão de aeróbico, sua energia é menor, e a carga levantada também será. Existem, inclusive, estudos mostrando que a força muscular diminui depois do treino cardiovascular.

Uma pesquisa publicada na Medicine and Science in Sports and Exercise afirma que fazer a musculação primeiro também é ideal para quem quer perder peso. O exercício aeróbico depois do treino queima mais calorias nos primeiros 15 minutos do que quando é feito antes da musculação.

mulher fazendo abdominal
(Fonte: Giphy)

Exercícios aeróbicos para se preparar

Nesse caso, começar com exercícios cardiovasculares nunca é uma boa ideia? De acordo com Sarah Merril, médica do esporte no UC San Diego Health Sciences, não é bem assim. Ela diz: “Fazer um cardio leve, como pedalar ou trotar, pode preparar seus músculos para o trabalho físico de levantar peso, além de aumentar o seu fluxo sanguíneo nos grandes grupos musculares que você vai usar em breve”.

Você pode começar o treino, portanto, com um exercício aeróbico, como uma corrida, uma caminhada ou alguns minutos pedalando, para aquecer o corpo e se preparar para o treino a seguir. Isso funciona especialmente para quem quer apenas manter a forma, em vez de tentar emagrecer ou aumentar a massa muscular.

mulher pulando corda
(Fonte: Selfit)

O treino cardiovascular em primeiro lugar é uma ótima opção para quem quer melhorar o condicionamento físico, como pessoas que desejam começar a correr regularmente. 

“Realizar o treino de força antes do cardio pode fadigar os músculos, fazendo com que você perca postura durante o exercício aeróbico, aumentando o risco de lesões”, afirma Merril.

A melhor forma de decidir a opção mais indicada, então, é analisar seus próprios objetivos. Você deseja perder peso? Ganhar massa? Manter-se saudável e ativo? Praticar para correr maratonas? Cada opção tem um benefício específico para cada tipo de pessoa.

Isso não quer dizer, no entanto, que você não possa ter mais de um objetivo. Muitas pessoas desejam perder peso, mas também reforçar a musculatura. Por isso, o melhor mesmo é conversar com um profissional de saúde e/ou educação física, que será capaz de orientar você sobre o que fazer durante seus treinos.

Seja com musculação ou aeróbico, o mais importante é manter sua consistência, respeitar seus limites, evitar lesões e alcançar seus objetivos aos poucos.

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Fonte: Womens Health Brasil e Runners World.

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