Muay thai: conheça mais sobre a modalidade e seus benefícios

Alguns dos benefícios para os praticantes incluem músculos mais definidos e redução do estresse

Treino do seu jeito 3 min. de leitura
Muay thai: conheça mais sobre a modalidade e seus benefícios

Também chamado de boxe tailandês, o muay thai é uma arte marcial que utiliza combinações de golpes e defesas com punhos, cotovelos, pés, canelas e joelhos. Por ser bastante dinâmica, a modalidade estimula o corpo de diferentes formas e proporciona inúmeros benefícios para quem a pratica. Confira alguns deles a seguir:

1. Condicionamento físico e tonificação dos músculos

O trabalho desenvolvido nas aulas de muay thai é considerado intenso. Além dos fundamentos da luta em si, há sessões de exercícios de condicionamento físico — polichinelos, flexões, pulos, abdominais etc. —, o que ajuda a criar força e resistência muscular, bem como a reduzir a fadiga.

(Fonte: Giphy)
O muay thai ajuda no condicionamento físico. (Fonte: Giphy)

Ao treinar os chutes, as joelhadas, os socos e os demais movimentos da modalidade, vários grupos musculares são desenvolvidos pouco a pouco. E não pense que as vantagens disso ficam só no campo da aparência. Na verdade, o fortalecimento também previne a perda muscular natural e contribui para o bom funcionamento do coração, por exemplo.

2. Emagrecimento

Por conta da intensidade dos exercícios realizados nas aulas de muay thai, o corpo precisa de mais energia, o que leva a um aumento da queima calórica. Isso quer dizer que um dos benefícios da atividade é o emagrecimento, pois ela favorece a redução de gorduras e o ganho de massa magra — especialmente se for combinada a uma rotina de alimentação balanceada.

3.  Redução do estresse

Sem dúvidas, praticar muay thai é uma opção superinteressante para reduzir o nível de estresse. Isso porque assim ocorre no cérebro a produção de endorfina, o hormônio do bem-estar, e é por esse motivo que sentimos satisfação com a atividade. Além disso, o esforço realizado alivia a tensão muscular e aumenta a disposição para encarar as tarefas do cotidiano.

(Fonte: Giphy)
(Fonte: Giphy)

4. Disciplina e concentração

Ao contrário do que muita gente pensa, com o muay thai também se aprende a desenvolver disciplina e concentração, já que para evoluir no esporte é preciso manter a constância nos treinos e analisar não apenas os próprios movimentos, mas também os de outras pessoas.

Por consequência, com o tempo nota-se um maior equilíbrio físico e emocional, e essas habilidades acabam se refletindo em outros campos da vida, como nos estudos e no trabalho.

Conhece alguém que está pensando em praticar muay thai? Envie este texto!