Obesidade: os melhores exercícios para quem está acima do peso

Pessoas obesas muitas vezes encontram dificuldades para adotar e manter uma rotina de exercícios físicos adequada

Treino do seu jeito 4 min. de leitura
Obesidade: os melhores exercícios para quem está acima do peso

Muitas vezes, pessoas com sobrepeso têm dificuldades em estabelecer uma rotina de exercícios adequada. Conversamos com o profissional de Educação Física Carlos Araújo (CREF 004808-G/PB), que deu algumas dicas sobre os melhores exercícios para quem está acima do peso, mas principalmente sobre atitudes saudáveis, dentro e fora da academia.

A obesidade pode ser reduzida apenas através da prática de exercícios físicos? 

Rotina de treino e alimentação caminham juntas, e, analisando por essa óptica, fica bastante fácil entender que é necessário cumprir 100% do que é estabelecido pelo profissional de educação física e pelo nutricionista, tanto no programa de exercícios quanto no plano alimentar. Dessa forma, a obesidade ficará apenas no passado e não se tornará um dilema.

homem correndo na esteira
É preciso consultar um médico antes de começar a se exercitar. (Fonte: Shutterstock)

Quais cuidados deverão ser tomados por pessoas sedentárias que querem praticar atividades físicas?

Para ter sucesso na prática de exercícios, é imprescindível procurar um médico para saber como anda a saúde articular e a cardíaca, pois essas são as mais prejudicadas com o sobrepeso e a obesidade. Se o médico liberar a prática de exercícios, o segundo passo é buscar uma academia com boa estrutura e, principalmente, um profissional de educação física, pois só ele tem habilitação para prescrever e orientar um treino de acordo com sua individualidade biológica, física e psicológica. 

mulher treinando no chão de casa
Sempre procure orientação profissional. (Fonte: Shutterstock)

Quais são os melhores exercícios para quem está acima do peso? 

Os melhores exercícios são os de baixo impacto, para não exigir muito das articulações, que são comumente prejudicadas por causa do sobrepeso. 

Ao longo do tempo, foi muito difundido que o exercício aeróbico é o suficiente para reduzir a gordura corporal, que passar infinitas horas na esteira ou fazendo longas caminhadas que mais se assemelham a um passeio tranquilo no parque poderiam fazer “milagres”; contudo, não é bem assim. 

Focar somente nisso, ao longo do tempo, não trará mudanças significativas na composição corporal. Estudos mais recentes mostram que a musculação, além de contribuir para ganho de força, equilíbrio, disposição e qualidade do sono, ajuda a manter o balanço energético.

Isso quer dizer que, além de todos os benefícios conhecidos, é possível elevar o gasto calórico mesmo horas depois do término do treino, devido ao processo de recuperação a que o corpo é submetido naturalmente ao concluir uma sessão de musculação. Após uma atividade física intensa, o corpo continua trabalhando, e essa demanda de energia acelera o metabolismo — embora haja variação dependendo de cada indivíduo.

casal treinando junto
Não são apenas os exercícios aeróbicos que contribuem para o emagrecimento. (Fonte: Shutterstock)

Em relação à frequência, vai depender do tempo disponível e da disciplina empregada no treino. Por exemplo, se você só tem disponibilidade para treinar 2 dias por semana, o treino deve ser elaborado de acordo com esse fator, e é extremamente importante caprichar na execução, já que a frequência será menor.

Detalhes como a velocidade do movimento, a carga utilizada e, principalmente, a postura correta são indispensáveis. Treinos mais curtos e intensos são muito bem-vindos, sempre sob a supervisão do profissional de educação física.

Além dos exercícios físicos, que tipo de atitudes as pessoas podem adotar no dia a dia para complementar o que for trabalhado na academia?

Ao praticar exercícios físicos, deve-se ter em mente que haverá dias de menos motivação e outros com muita, mas o que vai definir o sucesso é a constância. Não existe uma fórmula mágica; apenas siga à risca o treino passado pelo profissional de educação física, durma bem, se alimente de acordo com as indicações do nutricionista, tenha tempo de lazer. Enfim, crie uma rotina, e o sucesso estará garantido. É simples, basta começar.

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