Qual é a importância dos exercícios físicos no combate à obesidade?

Confira as dicas da personal trainer Roberta Carvalho para iniciar uma rotina de treinos eficiente e segura

Treino do seu jeito 4 min. de leitura
Qual é a importância dos exercícios físicos no combate à obesidade?

Segundo dados do Ministério da Saúde, metade da população brasileira está acima do peso, e 20% dos adultos estão obesos. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o número de pessoas com obesidade no mundo ultrapasse os 300 milhões.

O acúmulo de gordura no organismo está associado a diversos riscos para a saúde, devido à sua relação com complicações metabólicas. A obesidade é considerada uma doença e um dos fatores de risco para outros males crônicos, como cardiopatias, diabete tipo 2, problemas respiratórios e sobrecarga das articulações.

Importância dos exercícios físicos

fazendo exercício físico
Os exercícios físicos, em conjunto com a reeducação alimentar, aceleram o processo de emagrecimento. (Fonte: Giphy)

Para combater os males da obesidade, adotar uma alimentação saudável e equilibrada é prioridade. Muitas pessoas que enfrentam a obesidade têm receio de iniciar um programa de treino e concentram seus esforços apenas na reeducação alimentar, mas a prática regular de exercícios físicos também é essencial para acelerar o processo de emagrecimento e garantir a saúde do organismo.

De acordo com a personal trainer Roberta Carvalho (CREF 004396-G/PI), a prática de exercícios físicos é responsável por inúmeros benefícios para quem quer combater a obesidade. “Uma rotina de exercícios melhora a composição corporal, promovendo perda de gordura e ganho de massa muscular; aumenta a capacidade de mobilização e oxidação de gordura; estimula a resposta termogênica do organismo; fortalece a imunidade, aumenta a sensibilidade da insulina; além de trazer efeitos psicológicos positivos, como a melhora da autoestima e a redução da ansiedade”, enumerou Carvalho.

Cuidados importantes

Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados antes de se iniciar um programa de treinos, como explicou a personal trainer: “É importante fazer um check-up completo, incluindo exames cardíacos, vasculares e metabólicos, verificando, assim, se a pessoa está apta a iniciar o programa de treinos”.

A recomendação da OMS estabelece um mínimo de 150 minutos semanais de exercícios de intensidade moderada ou 75 minutos de exercício vigoroso, mas a rotina ideal deve ser definida por uma pessoa que seja profissional de Educação Física. Roberta recomendou a realização de uma avaliação funcional antes de iniciar a prática de exercícios: “Esse tipo de avaliação é importante para que seja prescrito um programa de treino individualizado, que considere as suas necessidades e limitações”, ela completou.

Exercícios ideais

mulher bebendo água
O uso de roupas confortáveis, o alongamento e a hidratação são importantes para evitar desconforto durante o treino. (Fonte: Giphy)

Segundo a especialista, os exercícios de baixo impacto são os mais indicados para quem é obeso. “A musculação, por exemplo, é uma boa alternativa, pois é possível controlar o nível de sobrecarga, intensidade, volume de treino e ter o controle da frequência cardíaca. Além disso, os treinos com peso podem ser feitos de forma simultânea com os treinos aeróbios”, ela explicou.

Durante o treino, principalmente durante as primeiras semanas, é preciso ficar atento. “Dor no peito, tontura, enjoo e falta de ar são sinais de alerta. No caso de algum desses sintomas, o exercício deverá ser interrompido e reavaliado. Por isso, a realização da avaliação funcional e o acompanhamento de profissionais de Educação Física são importantes, pois no relatório é possível identificar e quantificar as limitações do indivíduo”, ressaltou a personal.

Além de ficar atento a qualquer desconforto durante e após o treino, outros cuidados simples podem ser tomados para promover o bem-estar de quem está praticando exercícios físicos; entre eles, o uso de roupas adequadas, a hidratação durante e depois do treino e o alongamento para a prevenção de dores e lesões.

Agora que você entendeu a importância dos exercícios físicos no processo de emagrecimento, que tal procurar profissionais da área e iniciar uma atividade?

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