7 exercícios de aquecimento para treinos no inverno

Quando o inverno chega, os músculos se contraem para reter calor, o que resulta em redução dos movimentos

Treino do seu jeito 4 min. de leitura
7 exercícios de aquecimento para treinos no inverno

Com a chegada do inverno, mesmo aqueles que têm o hábito de praticar exercícios físicos sentem um pouco de dificuldade para começar os treinos. Isso ocorre porque o frio faz com que nossos músculos se contraiam para reter calor, dificultando a movimentação, e a impressão é que precisamos fazer mais esforço e acabamos nos movendo menos.

E é justamente nas baixas temperaturas que o aquecimento pré-treino se torna mais importante não apenas para espantar o frio, mas também para evitar lesões. Uma boa notícia para quem quer perder peso com saúde é que, no inverno, o corpo chega a queimar 30% mais calorias para se manter aquecido, já que os exercícios aumentam a frequência cardiorrespiratória, levam mais sangue para os músculos e fazem o coração bater de forma acelerada. Quando a respiração fica mais ofegante, estamos preparados para uma atividade mais intensa.

Da mesma forma que um automóvel, o nosso corpo leva mais tempo para se aquecer no inverno. Uma eventual partida “a frio” pode resultar em lesões, e a própria condução do treino sem o aquecimento adequado pode causar um choque nos músculos, tendões, ligamentos e nas articulações.

Exercícios para um bom aquecimento no inverno

Manoela Gonçalves, do Rio de Janeiro (048255-G/RJ), e Welke de Carvalho, de São Paulo (093913-G/SP), atuam em unidades da Selfit e dão dicas de como fazer o aquecimento que sugerimos a seguir.

1. Corrida estacionária

Simule uma corrida elevando os joelhos de modo que eles formem um ângulo de 90 graus.

2. Agachamento isométrico

Estenda os braços para frente, posicione os pés na mesma distância da linha dos ombros, agache para trás empurrando os quadris. Abra os joelhos levemente para os lados e desça até ficar em uma posição perpendicular ou atingir um ângulo reto (veja no vídeo acima). Mantenha-se assim o maior tempo que aguentar e volte à pose inicial.

3. Polichinelos

Com as pernas juntas e os braços nas laterais, dê um pulo e afaste as pernas ao mesmo tempo em que abre os braços e os eleva acima da cabeça.

4. Agachamento simples

Fique em pé, abra as pernas, afaste os pés na largura dos ombros e os apoie totalmente no chão. Dobre os joelhos, que devem ser fletidos, jogando o quadril para baixo, até ultrapassar ligeiramente a linha do joelho, empurrando o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre retas. Estenda as pernas, que estão dobradas, para voltar à posição inicial, ficando em pé.

5. Flexão de braço

Deite-se no chão de barriga para baixo, apoie as mãos no solo, abaixo dos ombros e afastadas em uma largura um pouco maior do que a dos ombros. Estenda os cotovelos, subindo o corpo todo de uma vez (iniciantes podem se apoiar nos joelhos). Mantenha as costas retas, alinhadas com o tronco, então flexione os cotovelos e retorne quase à posição inicial, sem encostar o corpo no chão.

6. Avanço alternado

De pé, projete para frente a perna direita e flexione até que o joelho esquerdo esteja próximo do chão. Volte à posição inicial e alterne o movimento das pernas.

7. Agachamento com deslocamento lateral

Em pé, mantenha as pernas unidas e coloque as mãos na cintura; dê um passo para o lado, estenda os braços para frente, contraia o abdome e agache até as coxas ficarem paralelas ao chão. Volte para a posição inicial e repita.

Compartilhe estas dicas com a turma. Todos os exercícios mostrados aqui estão disponíveis no site da Selfit. Baixe também o App Selfit e deixe-o guiar os seus movimentos durante o treino.

Gostou do assunto? Que tal compartilhar com seus amigos?