Qual é o efeito dos halteres nos treinos de musculação?

Esses equipamentos versáteis intensificam o seu treino, aumentando o ganho de força e massa muscular

Treino do seu jeito 3 min. de leitura
Qual é o efeito dos halteres nos treinos de musculação?

Os halteres são aparelhos práticos e versáteis que podem ajudar você a otimizar os seus treinos de musculação. Mas é preciso ter cuidado! Para alcançar resultados realmente satisfatórios e evitar lesões, os movimentos precisam ser realizados corretamente. Também é importante sempre usar a carga recomendada. 

Prós do uso de Halteres

homem fazendo musculação
O treino com halteres pode ser usado para trabalhar todos os grupos musculares. (Fonte: Giphy)

Conforme explicação do professor de Educação Física Welke de Carvalho Aquino (CREF 093913-G/SP), os halteres aumentam consideravelmente o ganho de força e de massa muscular quando são bem usados. “Eles possibilitam treinar o corpo todo. E ainda trabalham o equilíbrio e a coordenação motora”, ele completou.

Além disso, os halteres contam com várias graduações de peso (a partir de 1 quilo) e conseguem oferecer diferentes variações nos movimentos. De acordo com o especialista: “Você pode, por exemplo, girar as mãos durante o movimento ou alternar um braço de cada vez. É muito interessante usá-los nos treinos esportivos também, pois é possível direcionar exercícios específicos focando na necessidade do atleta. Caso de um jogador de vôlei, que precisa treinar especificamente os braços”.

Segundo Aquino, pelo fato de o treino com halteres exigir maior coordenação motora, essa capacidade aumenta gradualmente, conforme a frequência dos treinos.

Contras do uso de Halteres

homem levantando peso
É preciso ter coordenação motora para executar os movimentos corretamente. (Fonte: Giphy)

As desvantagens, por outro lado, são mínimas e geralmente causadas por descuido na hora de executar os movimentos. 

“Outro ponto que merece atenção é que fica mais fácil dar aquela famosa ‘roubadinha’ no exercício, ou seja, você reduz a amplitude do movimento durante a execução. Isso acontece principalmente quando a pessoa está levantando mais peso do que deveria”, ressaltou o instrutor.

Para todo mundo

homem e mulher levantando halteres
O treino com halteres é indicado para todas as pessoas. (Fonte: Giphy)

O uso do halteres não possui contraindicações. Adolescentes, adultos e idosos podem treinar com o auxílio desses pesos. Raramente esse tipo de treino cai na monotonia, pois existe um leque de movimentos — supino, agachamento, remada, afundo, elevação, flexão, entre outros — que trabalham com eficiência todos os grupos musculares.

Cuidados

mulher treinando com halteres
Alguns cuidados devem ser tomados para o exercício ser bem executado e para evitar lesões. (Fonte: Giphy)

Em relação aos cuidados, é importante sempre dobrar os joelhos quando for pegar os halteres do chão. Preste atenção também à sua postura ao executar os movimentos. “O principal e mais importante dos cuidados é estar sob supervisão de um profissional de Educação Física, mesmo que você esteja realizando os exercícios em casa”, lembrou Aquino.

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