É possível treinar logo após ter feito uma tatuagem?

Tatuagem e treino são uma boa ideia ou não? Entenda os motivos

Treino do seu jeito 3 min. de leitura
É possível treinar logo após ter feito uma tatuagem?

Fazer uma tatuagem é uma ótima forma de melhorar a autoestima, marcando pra sempre na pele um desenho que é sua cara. A arte se tornou tão popular que gerou uma dúvida muito comum entre praticantes de exercícios físicos: posso me exercitar logo depois de fazer uma tatuagem?

A resposta, na verdade, é muito simples: não!

(Fonte: Giphy)
Não é recomendado fazer exercício logo após se tatuar. (Fonte: Giphy)

Calma, existe um motivo para isso, e nós vamos explicar.

O que acontece se você fizer exercícios depois de se tatuar?

A tatuagem passa por algumas etapas de cicatrização, e o exercício físico pode acabar atrapalhando esse processo, fazendo que a pigmentação fique falhada — e ninguém quer isso, não é mesmo?

Na primeira fase, a ferida ainda está aberta e inchada, o que significa que está propensa a infecções. É o período no qual é preciso ter mais cuidado com a tatuagem, quando o suor dos exercícios e o ambiente da academia podem ser muito prejudiciais.

(Fonte: Giphy)
Suor e ambiente da academia podem prejudicar a cicatrização. (Fonte: Giphy)

Alguns dias depois, a tattoo começa a cicatrizar, formando uma crosta na pele. Dermatologistas indicam que a casquinha não seja arrancada, por mais tentador que seja; o ideal é deixar que ela se solte naturalmente. Essa fase é essencial para que a pigmentação fique perfeita.

Exercitar-se nesse período pode fazer que a ferida abra por acidente, já que a pele estica durante o treino. Além disso, o atrito com os equipamentos pode ser um fator prejudicial à cicatrização.

Quando voltar para a academia?

O ideal é esperar que todo o processo de cicatrização aconteça antes de voltar. Caso você insista em ir mesmo assim, aqui vão algumas dicas:

  • Espere a primeira fase da cicatrização acontecer; ela é muito importante, então respeitar ao menos esse período pode poupar muita dor de cabeça.
  • Faça um curativo na área tatuada, para que ela não se contamine. Ao sair da academia, faça a higienização adequada da pele.
  • Aproveite para exercitar outras áreas do corpo. Se a tatuagem for no braço, priorize exercícios de pernas para evitar problemas.
  • Fique atento aos sinais do corpo e procure atendimento dermatológico, se necessário.

Conhece alguém que está pensando em fazer uma tatuagem? Compartilhe já este texto com essa pessoa.