Dores nas costas: por que fortalecer os músculos é importante para evitá-las?

Exercícios para essa região contribuem para seu desempenho na atividade física, além de evitar lesões

Treino do seu jeito 4 min. de leitura
Dores nas costas: por que fortalecer os músculos é importante para evitá-las?

Quando começamos a fazer atividades físicas — ou voltamos, como deve ser o caso de muita gente que está lendo este texto —, logo pensamos em aeróbicos para aumentar o fôlego e exercícios de força para braços e pernas, que são mais utilizados todos os dias. Mas você já parou para pensar que também é essencial fortalecer as costas?

Mesmo que você não pretenda pegar tão pesado nas atividades e não perceba esses músculos trabalhando no dia a dia, as costas são muito importantes para todos os movimentos que fazemos. Fortalecer a região dorsal contribui para o bom desempenho em qualquer atividade física e ajuda a evitar dores.

músculos das costas
Músculos do dorso são importantes para várias atividades. (Fonte: Tenor)

De forma semelhante, negligenciar essa musculatura na rotina de treinos pode até mesmo causar lesões. E não é isso que queremos, certo?

Chamamos a educadora física Terumi Uemura (006081 – G/MT) para uma conversa sobre o assunto, e ela explica, de forma simples, tudo o que você precisa saber sobre os músculos do dorso e por que é importante fortalecê-los. Terumi é formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e professora de pilates solo na Selfit em Cuiabá. Confira o que ela tem para ensinar.

Que músculos nós temos nas costas e como eles se relacionam com o resto do corpo?

No dorso, a gente tem músculos essenciais para a sustentação do corpo e, principalmente, para a proteção da coluna. Além disso, eles são responsáveis por vários dos movimentos que realizamos no dia a dia.

A musculatura superficial das costas inclui os músculos suboccipitais, trapézio, latíssimo do dorso (grande dorsal), levantador da escápula, rombóides e serrátil posterior. Abaixo deles estão os músculos intrínsecos do dorso, divididos em três camadas: superficial, intermediária e profunda.

Em quais atividades diárias os músculos das costas são mais exigidos?

O simples fato de ficar em pé, com o corpo ereto, já exige esforço da musculatura do dorso. Fortalecer a região melhora a sustentação e ajuda a realizar muitas atividades do dia a dia com mais segurança e conforto, como agachar, levantar, carregar compras, varrer a casa, entre várias outras.

dores nas costas
Os músculos do dorso são essenciais para a sustentação do corpo. (Fonte: Tenor)

Por que é importante fortalecer esses músculos?

A gente deve fortalecer os músculos das costas para que eles consigam sustentar o corpo de maneira eficaz e para evitar dores na região. Isso porque, quando uma musculatura está enfraquecida, outros conjuntos musculares podem acabar sendo sobrecarregados, gerando desvios posturais. Em alguns casos, esse desequilíbrio pode até causar lesões.

Para quem pratica exercícios físicos, o treino de costas é de extrema importância, principalmente no sentido de auxiliar outros grupos musculares. Para que a pessoa tenha uma boa sustentação e a coluna fique bem protegida, ela precisa ter os músculos dorsais fortes.

Outra coisa que é essencial lembrar, nesse ponto, é que deve haver um equilíbrio entre a musculatura do peitoral e a das costas, porque as duas são responsáveis pela postura. Se o peitoral está forte e as costas estão fracas, por exemplo, o ombro acaba sendo puxado para frente, então é importante fortalecer ambas as musculaturas.

gatos fazendo massagem
Exercitar-se de forma correta impede a sobrecarga dos músculos das costas. (Fonte: Tenor)

Que treinos podem ser feitos para as costas?

O leque de exercícios para as costas é imenso, com vários tipos de remadas e puxadas que podem ser usadas no treino, além de pulldown e superman.

A questão é que cada organismo tem suas características e nem todos os movimentos são recomendados para todas as pessoas, por isso é muito importante ter orientação de profissionais para montar um treino adequado para suas necessidades e sua postura. No aplicativo da Selfit, por exemplo, é possível receber orientações de instrutores para realizar as atividades da forma correta.

Conhece alguém que vive com dor nas costas? Compartilhe estas dicas.

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