Como combinar treinos de musculação com treinos de corrida

Especialista responde como o treino de musculação pode ser um aliado do treino de corrida

Treino do seu jeito 5 min. de leitura
Como combinar treinos de musculação com treinos de corrida

Pessoas que gostam de correr geralmente se sentem pouco motivadas para a prática de musculação ou a fazem de maneira equivocada, podendo prejudicar o desempenho nas ruas. Conversamos com o especialista e educador físico Vinícios Maciel Machado (018055 -G/SC) para entender como combinar esses exercícios e por que corredores devem considerar um plano de treinamento mais abrangente. 

1 – Corredores precisam fazer treinos de musculação? Quais são os benefícios?

Sim, o ideal é que todo praticante iniciante, intermediário e, principalmente, o avançado pratique o treino com peso juntamente com o treino habitual. Isso porque a corrida regular expõe o atleta a vários tipos de lesões em tornozelos, joelhos e quadril, bem como a dores na região da lombar. A musculação entra para prevenir esses quadros.

homem levantando peso
(Fonte: Selfit)

A musculação pode trazer diversos benefícios ao corredor, como:

  • fortalecimento das articulações e da resistência;
  • prevenção de estiramentos;
  • diminui rupturas musculares mais graves;
  • musculatura mais forte;
  • resistência física;
  • rapidez, força e agilidade;
  • mais energia;
  • estabilidade de postura e coordenação motora;
  • diminuição de dores musculares nas pernas e região lombar;
  • ameniza os impactos sofridos nas articulações durante a prática da corrida.

Outro benefício é a prevenção de lesões, uma vez que o exercício com peso contribui para o fortalecimento de massa magra, articular, ligamentar e óssea do corredor. O ideal é que treino seja focado mais em membros inferiores, porque esses são os membros mais exigidos.

2 – Qual é a melhor forma de combinar o treino de corrida e o treino de musculação?

Tudo vai depender do nível do praticante; ou seja, se ele é iniciante, intermediário ou avançado. Cada um desses níveis demanda um tipo de periodização e uma organização de plano de treino, que precisa ser respeitada de acordo com o condicionamento de cada um.

3 – O corredor pode fazer musculação nos mesmos dias em que treina corrida?

A resposta é positiva, mas tudo vai depender do nível do atleta e de como está planejada a periodização do treino. Um praticante iniciante deve alternar os dias desses treinos, para que haja uma recuperação física entre uma sessão e outra, evitando lesões.

Ao atleta intermediário são recomendadas sessões de treinos mais intensas, podendo-se adotar treinos alternados no mesmo dia, ou dias de treinos alternados.

Já para o praticante avançado, que tem um condicionamento acima dos demais, é importante a realização dos treinos no mesmo dia, para manter o condicionamento físico em alto nível e uma musculatura forte e desenvolvida.  

4 – Qual dos treinos fazer primeiro?

Para que o corredor consiga realizar o treino de corrida com um nível alto de energia, é recomendado que ele o faça primeiro e depois o treino de musculação. Se o objetivo for adquirir força, potência e resistência, o atleta pode treinar primeiro musculação e, em seguida, corrida.  

mulher após treino com toalha
(Fonte: Selfit)

5 – Treinos de corrida e musculação ajudam na perda de peso?

Os dois tipos de treinamento emagrecem. Existem várias pesquisas e evidências científicas comprovando que a musculação em alta intensidade gasta muitas calorias no pós-exercício; e, como é de conhecimento de todos, qualquer atividade aeróbica que aumente a frequência cardíaca gera gasto calórico.

6 – Quais são os melhores exercícios de musculação para corredores?

Os exercícios recomendados são os com peso livre, peso corporal, barra, anilha, leg press, TRX (suspensão), exercícios multiarticulares, agachamento, avanço, retrocesso, levantamento terra e variações que estimulem a linha da cintura (região do core), bem como exercícios que simulem uma sessão de treino de uma competição.

7 – O que fazer e o que não fazer em um treino com peso?

Corredores não devem treinar nas máquinas sem especificidade para a sua prática. Um atleta até poderia fazer supino, mas ele não estaria sendo treinado corretamente para o seu esporte, assim como eles também não devem treinar visando à hipertrofia, pois isso pode interferir no rendimento.

8 – Quais são os maiores erros cometidos por atletas nos treinos com peso?

Um dos maiores erros cometidos é a realização do treinamento com pesos para hipertrofia, pois uma massa muito avantajada não é interessante para um praticante de corrida.

9 – Ganhar muitos músculos prejudica o rendimento do atleta?

mulher correndo pista de corrida
(Fonte: Freepik)

O treino para hipertrofia com levantamento de muito peso prejudica na agilidade do atleta. Ele não deve ganhar muita massa magra — apenas força e resistência.

Qual a combinação perfeita entre treino de corrida e de musculação para você? Conte para gente!

Gostou do assunto? Que tal compartilhar com seus amigos?