Calistenia: uma das formas mais naturais para definir o corpo

Calistenia é um tipo de treinamento físico que pode ser executado a qualquer hora, em qualquer lugar, usando apenas o corpo

Treino do seu jeito 3 min. de leitura
Calistenia: uma das formas mais naturais para definir o corpo

Segundo a School of Calisthenics, entidade mundial sobre calistenia, a prática é definida como um tipo de treinamento físico para a realização de movimentos acrobáticos e de força através da utilização do próprio peso corporal.

Os praticantes conseguem desenvolver habilidades físicas como equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade. Além disso, indica-se a calistenia àqueles que desejam um corpo definido, pois ajuda na perda de peso e no aumento da massa muscular.

Os exercícios calistênicos podem ser realizados em grupo ou ao ar livre, utilizando-se poucos acessórios (bastões, barra fixas) ou nenhum — nesse caso, o que se usa é apenas o corpo, como sobrecarga em movimentos diversos, como apoios, abdominais, saltos e corridas.

mulher fazendo exerícios
(Fonte: Shutterstock)

Cuidados

A calistenia é composta de vários exercícios intensos e complexos. Ainda assim, pode ser feita por pessoas de diferentes idades, de crianças a idosos, com ou sem deficiências, desde que todas as atividades, mesmo fora da academia, sejam supervisionadas por profissionais.

O ideal é começar com movimentos básicos para não se lesionar. Com o tempo, o praticante adquire consciência dos movimentos e das intensidades e aos poucos pode compatibilizar a modalidade com o seu condicionamento pessoal.

O grande segredo da calistenia é só realizar sequências que se tenha certeza de que estão sendo corretamente executadas. Outra recomendação é não forçar o corpo a fazer movimentos que possam ser prejudiciais à coluna vertebral, à postura ou à saúde.

Durante a prática, o corpo perde grande quantidade de líquidos e sais minerais, portanto é necessário se hidratar bastante.

Exercícios calistênicos

É importante começar com paciência e não tentar realizar exercícios com alta intensidade. A execução das ações mais complexas, com movimentos perfeitos, demanda disciplina, dedicação e muita prática, e os resultados são obtidos após muito trabalho físico.

  • Apoios 

Ótimos para a construção de músculos da região peitoral, ombros e tríceps, os apoios também contribuem para a estabilidade e a resistência muscular. 

  • Barra

Esse exercício exige melhor condicionamento físico dos adutores e extensores dos ombros, assim como dos flexores do cotovelo.

  • Agachamentos

Realizados com os pés alinhados com os ombros, os agachamentos são eficientes para fortalecer os músculos extensores do quadril e dos joelhos. É necessário que o praticante flexione os joelhos e o quadril e, logo após, estenda-os. São benéficos para o fortalecimento dos membros inferiores e apresentam diversas variações, com a modificação do posicionamento dos pés.

  • Abdominais

São exercícios para a definição da região do abdômen e têm algumas variações, tanto focando no reto abdominal superior quanto na sua porção inferior.

  • Prancha

A prancha fortalece o core, musculatura localizada ao redor de toda a região do tronco, na linha da coluna lombar. Esse conjunto de músculos é responsável por dar suporte e estabilizar bacia, pélvis e abdômen.

Curtiu a calistenia? Que tal começar hoje mesmo a praticar essa atividade que proporciona diversos benefícios tanto estéticos como para a qualidade de vida? Muitos dos movimentos mostrados aqui estão disponíveis no app da Selfit.

Gostou do assunto? Que tal compartilhar com seus amigos?