Alongamento: saiba como aproveitar todos os seus benefícios

Em entrevista, a professora de dança Camila Mallassa dá dicas de como inserir o alongamento em atividades físicas

Treino do seu jeito 4 min. de leitura
Alongamento: saiba como aproveitar todos os seus benefícios

Se você está entre as pessoas que iniciam e terminam uma atividade física com alongamento, ou adora quando chega a hora da ginástica laboral na empresa onde trabalha, saiba que se alongar é uma atividade tão importante quanto prazerosa. Além do bem-estar físico e psicológico, há muitos outros benefícios no ato de aumentar o comprimento das fibras musculares. Entre esses ganhos, destacam-se a melhora na postura, a diminuição na tensão muscular e o aprimoramento da percepção sobre o próprio corpo. Por isso, não há contraindicações para alongamentos suaves.

Existe uma discussão teórica sobre a eficácia de alongamentos mais intensos, sobretudo quando conciliados a práticas esportivas com a finalidade de otimizar exercícios de alto rendimento. Entretanto, para quem deseja que a atividade física seja uma fonte de prazer e de manutenção da saúde, nada com o que se preocupar: pode incluir o alongamento na sua agenda de exercícios. 

gatinho brincando com a pata
(Fonte: Giphy)

Quer saber mais sobre o assunto e a maneira de relacioná-lo aos seus treinos? Veja então a entrevista feita com a professora de dança Camila Mallassa. 

O alongamento é tão fundamental quanto se diz?

Sim. Como professora de dança, eu percebo uma possibilidade maior de movimentos quando ocorre o alongamento. Além disso, a cada centímetro que se aumenta na amplitude dos músculos, tende-se a ter mais definição e força neles, com menos risco de lesões. O importante é fazer isso respeitando o limite do corpo. O alongamento não deve causar dor, mas gerar conforto gradativo em cada posição que se avança.

gatos fazendo exercício
(Fonte: Giphy)

Qual tipo de alongamento é recomendado fazer?

Existem dois tipos de alongamento: estático e dinâmico. No estático, a intenção é ficar em uma postura e ir respirando até conseguir relaxar nela. No dinâmico, o objetivo é levar cada músculo ao seu limite. Eu prefiro a primeira opção, porque não há risco de levar a fibra muscular além do que é necessário.

Por exemplo, se o objetivo do exercício é alcançar a ponta dos pés, mas a pessoa não consegue chegar até lá, sem problemas. Ela pode estender o movimento até o limite anterior à dor, respirando na posição até que se sinta mais confortável e, na próxima vez, pode tentar avançar um pouco mais. Permanecer por mais tempo na postura é mais importante do que alcançar o limite último do exercício.

Quais cuidados devem ser tomados ao se alongar?

É importante respeitar seu limite de movimentação e priorizar a qualidade. Por exemplo, deve-se prestar atenção no alinhamento corporal. Se o alongamento consiste em ir até o calcanhar, deve-se cuidar igualmente do posicionamento da coluna, do tornozelo, do joelho e assim por diante. É um exercício para o corpo todo.

gato levantando a pata
(Fonte: Giphy)

Quando alongar? E quando aquecer?

Na dança, o foco está sempre em aquecer e alongar os membros que se vai usar mais em dada coreografia. Eu costumo usar o aquecimento para “acordar o corpo”. No dia a dia, a gente vai se fechando e, quando vamos fazer movimentos repetitivos, precisamos amolecer as articulações e prepará-las para o movimento. Por isso, costumo abrir os exercícios com aquecimento e fechá-los com alongamentos. O alongamento pós-exercício ajuda a não perder o movimento que se conseguiu alcançar.

E para quem faz academia, qual é a sugestão?

Nos dias em que se faz exercícios de musculação, vale a pena se alongar levemente antes, e não depois. Há riscos de lesão, estirando-se as fibras recém-rompidas pelo esforço de hipertrofia muscular. Já no dia seguinte, pode-se fazer algo leve para aquecer e, após o exercício aeróbico moderado, inserir um alongamento. Sugiro novamente priorizar o modo estático, porque nele se ganha amplitude com mais segurança.

Que tal se levantar e se esticar um pouco? Compartilhe este texto com seu colega que também precisa alongar os músculos!