Você sabe o que é Bioimpedância?

Saiba a importância de realizar a bioimpedância para entender como o seu organismo funciona

Motivacional 3 min. de leitura
Você sabe o que é Bioimpedância?

O exame de bioimpedância é uma excelente forma de ver como anda o seu organismo antes de começar as atividades. Esse teste consegue avaliar o percentual de gordura no corpo, nível de hidratação, densidade óssea, massas magra e muscular, quantidade de gordura visceral, etc.

Independente de qual seja o seu objetivo antes de começar o treino, o exame serve de orientação para a prescrição das atividades físicas que você deve seguir. Além disso, ele é útil para acompanhar os resultados do treino e a rotina de exercícios, mostrando se ela precisa de ajustes. Sem o teste, é comum que as pessoas achem que nada está mudando no próprio corpo, por falta de elementos visuais. 

Por exemplo, quem deseja emagrecer pode se frustrar ao não ver mudanças na balança, mas ao fazer a bioimpedância percebe que ganhou a mesma quantidade de massa magra do que perdeu de gordura, o que é uma boa notícia para esse objetivo.

Como funciona o exame

Um dos tipos de bioimpedância é o tetrapolar, feito em uma maca. (Fonte: Shutterstock)

Para fazer o teste, uma corrente elétrica, imperceptível é enviada ao organismo, passando por todo o corpo. Assim são emitidas informações musculares, ósseas e de gordura. 

Existem dois tipos de bioimpedância: bipolar e tetrapolar. A bipolar pode ser realizada por meio de uma balança com eletrodos na base ou por um aparelho segurado pelo paciente. Já a tetrapolar consiste em deixar o paciente deitado na maca com eletrodos nos pés e nas mãos. 

Como se preparar para o exame

Assim como em outros exames, esse também tem as suas regrinhas. Confira:

  • não comer nem beber nada 4 horas antes do exame;
  • não fazer atividade física nas 24 horas anteriores;
  • fazer xixi antes do teste.

Vale ressaltar que o exame não deve ser feito por gestantes ou por quem usa marcapasso. 

Atenção antes de começar os exercícios

É importante fazer uma avaliação física antes de começar os exercícios. (Fonte: Shutterstock)

Além da bioimpedância, outros testes também são importantes para verificar se está tudo certo para você fazer atividade física, e um deles é o teste cardiorrespiratório. Por meio dele, o cardiologista consegue determinar a sua resistência em exercícios como corrida, nado ou pedalada

Outra sugestão é a avaliação postural, que vai analisar quaisquer problemas que você possa ter na coluna vertebral, joelhos, pés, etc. 

O importante é se lembrar de que exercícios físicos devem trazer benefícios à saúde e, por isso, o acompanhamento com médicos e nutricionistas é o ideal.

Gostou do conteúdo? Confira mais em nosso blog.