O poder do exercício físico para melhorar a autoestima

Além dos efeitos positivos para a saúde do corpo, os exercícios físicos podem atuar na melhora da autoestima e do bem-estar

Motivacional 4 min. de leitura
O poder do exercício físico para melhorar a autoestima

Os exercícios físicos que oferecem diversos benefícios para a saúde você já sabe, certo? Porém, os efeitos dessas atividades podem ir muito além e ajudar as pessoas a lidar melhor consigo e suas emoções, aumentando a autoestima. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um indivíduo só está realmente saudável quando o corpo e a mente dele estão sãos. Isso reflete diretamente nos relacionamentos sociais e no bem-estar individual. Com a rotina corrida e os altos e baixos da vida, questões de autoestima e confiança podem ser facilmente afetadas. 

Por isso, se você está precisando trazer o amor próprio de volta e fazer as pazes com a pessoa que você vê no espelho, desenvolver o hábito de se exercitar é um excelente (re)começo!

abraçando o espelho
Rotina de exercícios físicos ajuda pessoas a retomar a autoconfiança. (Fonte: Giphy)

Afinal, o que é a autoestima?

De acordo com as definições da Psicologia, a autoestima é uma avaliação subjetiva que as pessoas fazem de si mesmas. Essa análise é construída ao longo do tempo, com base em experiências e relações sociais.

Além disso, essa percepção pode ser facilmente alterada, por exemplo quando somos elogiados ou criticados devido a alguma ação. Para diminuir os efeitos negativos que os fatores externos podem causar nessa autoavaliação todos os dias, é importante desenvolver uma relação de respeito, cuidado e autoconhecimento consigo.

Se você tem se sentido insuficiente ou sem motivação em seus propósitos, esses podem ser sinais de que sua mente está precisando de ajuda. A baixa autoestima causa sensações físicas e emocionais que podem elevar os níveis de cansaço e insegurança de uma pessoa.

E acredite, na maioria das vezes, esses sentimentos são causados pelo excesso de autocobrança e pela falta de pausas, que podem ser para relaxar ou pensar em questões individuais. Isso acontece quando mantemos uma rotina de exercícios físicos e cuidados pessoais. 

Como o exercício físico melhora a autoestima?

Os impactos dos exercícios físicos na autoestima não se resumem apenas a questões relacionadas com a aparência, ainda que esse hábito possa te ajudar a alcançar metas físicas pessoais. Do ponto de vista científico, a prática dessas atividades libera substâncias químicas neurotransmissoras no cérebro, aumentando os níveis de serotonina no organismo.

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Durante exercícios, corpo libera  serotonina, que  aumenta a sensação de bem-estar. (Fonte: Giphy)

Isso significa que se exercitar é liberar uma sensação de bem-estar e felicidade no corpo, fazendo com que a disposição aumente significativamente e você aproveite melhor o dia. Além disso, os exercícios também ajudam na melhora do fluxo sanguíneo, o que pode evitar diversas doenças físicas e emocionais, como a ansiedade e o estresse.

Para pessoas que têm dificuldade de dormir, por exemplo, o gasto de energia gerado ao se exercitar ajudará a colocar o sono em dia e nos horários ideais. Dormindo melhor e relaxando mais, as sensações de bom humor e de confiança também são recuperadas.

E você sabe qual é o segredo para que esses efeitos melhorem de vez sua autoestima? Fazer com que as atividades se tornem rotina em sua vida! Com a ajuda da Selfit, você pode aprender formas fáceis e divertidas de treinar sem sair de casa. Além disso, não é preciso planejar treinos mirabolantes e pesados, apenas selecionar os exercícios que são direcionados por profissionais, você goste e possa encaixar no seu dia a dia.

Desse modo, fica bem mais fácil manter a prática e desfrutar dos benefícios a longo prazo, transformando sua qualidade de vida, bem como a forma como você vê e lida com a pessoa mais especial e importante de sua vida: você.

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Exercício físico contribui para melhorar autoestima. (Fonte: Giphy)
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