Cuidados essenciais com a pele no verão

Desde a prevenção contra o câncer de pele até a desidratação, saiba como se proteger durante a estação mais quente do ano

Motivacional 4 min. de leitura
Cuidados essenciais com a pele no verão

O sol é vital para a nossa saúde por ser nossa fonte primária de Vitamina D, essencial para a imunidade e o fortalecimento dos ossos, além de incentivar a produção de serotonina — hormônio da felicidade. Com a chegada da temporada de veraneio, as atividades físicas ao ar livre se tornam mais comuns e, consequentemente, prolonga-se a exposição à radiação solar. 

Porém, esse contato em excesso também pode prejudicar a saúde da nossa pele, causando câncer de pele, queimaduras, envelhecimento precoce e desidratação. A situação piora quando olhamos para o combo verão: a mistura de água salgada, suor, areia e cloro. 

Para evitar qualquer tipo de problema, elaboramos uma lista com 5 dicas de cuidados para se ter com a pele durante o verão. Veja-a a seguir. 

O uso do protetor solar diariamente é indicado mesmo durante outras estações do ano. (Fonte: Pexels)
O uso do protetor solar diariamente é indicado mesmo durante outras estações do ano. (Fonte: Pexels)

1. Protetor solar

O protetor solar é essencial para a proteção contra os raios solares. Seu uso é indicado para atividades diárias e ao longo do ano, mas precisa ser intensificado durante o verão, uma vez que a radiação solar fica acentuada e passa-se muito tempo fora de casa nessa época. 

A indicação é que se use protetores com pelo menos 30 FPS de proteção, espalhado uniformemente por todo o corpo (incluindo mãos, pés, orelha e nuca), de 2 em 2 horas, sendo retocado toda vez que a pessoa se molhar ou que houver suor em excesso.

2. Hidratação

Os riscos da desidratação durante essa época são grandes devido às altas temperaturas e à prática de esporte. A perda de água pelo suor excessivo combinada com a exposição solar pode gerar diarreia, tontura, vômito, infecção urinária e insuficiência renal.

É de suma importância o consumo de 2 a 3 litros de água por dia, além de chás gelados ou sucos, frutas e legumes ricos em água — uma boa alimentação faz toda diferença. Para evitar a desidratação também na pele, além das recomendações anteriores, evite banhos muito quentes, consumo de álcool em exagero, sempre se enxágue com água potável para tirar água marinha ou cloro e use hidratantes em gel.

É indicado o consumo de 2 a 3 litros de água por dia durante o verão. (Fonte: Pexels)
É indicado o consumo de 2 a 3 litros de água por dia durante o verão. (Fonte: Pexels)

3. Atenção ao relógio

Para evitar queimaduras graves, é importante estar atento aos picos de insolação e, se possível, evitar a exposição durante esses horários. Sendo assim, o ideal para se exercitar e se expor ao sol é antes das 10h ou depois das 17h. Para exposições dentro desse período, utilize protetor solar, busque sombra e se hidrate frequentemente. 

4. Pele limpa e seca

Para manter a pele saudável, livre de fungos e bactérias causadores de micoses e frieiras, é importante mantê-la sempre limpa e seca. Evite ficar com a roupa de banho molhada, com o corpo sujo de água salgada, areia ou suor por várias horas, tome mais de um banho por dia e se seque bem. 

5. Roupas e acessórios

Para um treino ao ar livre protegido, é indicado utilizar acessórios que funcionem como barreira física contra os raios solares. Bonés, chapéus, viseiras, óculos de sol e camisas com proteção UV são importantes e trazem resultados relevantes, principalmente, quando combinados com o uso do protetor solar. Em situações de lazer, não esqueça o guarda-sol!

Para finalizar, separamos uma playlist que pode te acompanhar nesse período!

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