Como manter uma rotina de treinos na correria do dia a dia?

Em uma rotina ocupada e cheia de afazeres, pode ser difícil manter os treinos em dia

Motivacional 4 min. de leitura
Como manter uma rotina de treinos na correria do dia a dia?

Começar a fazer exercícios físicos é uma meta comum no início do ano. Porém, manter uma rotina de treinos pode ser um desafio. Como continuar treinando quando sua vida está uma correria, as manhãs ficam mais frias, as noites se tornam muito ocupadas e tudo parece mais urgente?

Praticar atividades físicas é muito importante para cuidar da saúde e melhorar sua qualidade de vida. Por isso, não pode ser algo sempre adiado.

Saúde como prioridade

O primeiro passo é se lembrar que a prática de exercícios é fundamental para sua saúde, da força muscular até a resistência cardiovascular. Essa rotina de treinos vai garantir uma vida mais longa, mais saudável e mais ativa.

E nunca é tarde demais para começar a cuidar da saúde: um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia aponta que, mesmo começando a se exercitar depois dos 55 anos, é possível colher benefícios significativos, como a melhora da frequência cardíaca, da pressão arterial e da respiração.

A falta de exercícios físicos também pode ser relacionada à alta de glicose no organismo, inclusive em pessoas que costumavam se exercitar e depois pararam. Manter uma rotina de treinos, portanto, é uma forma de garantir uma saúde mais estável, que vai afetar positivamente outras áreas da sua vida.

E vocês? Qual é a tua maior dificuldade em manter uma agenda de atividades físicas? 

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(Fonte: Selfit)

Ajustando a rotina

Quando se fala em seguir uma rotina de treinos, muitas pessoas entendem “ir à academia todos os dias”.  Isso leva mais de 50% dos adultos sedentários a alegarem que não fazem exercícios porque não têm tempo.

Mas essa frequência não precisa ser determinada assim: você pode treinar três vezes por semana, duas vezes ou até uma só. A melhor rotina possível é aquela que funciona. Por isso, não pense que você não pode manter uma regularidade de treinos só porque não pode ir à academia todos os dias. Encontre seu ritmo.

Por falar em ritmo, uma das maneiras mais fáceis de desistir do seu treino é tentar começar rápido demais. Correr por 20 minutos no primeiro dia é quase impossível para muitas pessoas, assim como levantar 10 quilos em cada braço. Comece aos poucos, respeitando seus limites, e vá aumentando a carga, o tempo de corrida, os minutos na posição de prancha etc. Ver como está progredindo é uma das partes mais empolgantes desse processo.

Por isso, é sempre bom ter o acompanhamento de um profissional qualificado. Especialistas em saúde podem ajudar você a reconhecer seus limites, a encontrar exercícios que sirvam ao seu propósito e a fazer os exercícios de forma que evite lesões.

O poder da rotina

Você já começou a se exercitar e, de repente, precisou parar por alguns dias e nunca mais retomou? Isso é porque os treinos ainda não eram um hábito. Quando estamos habituados a algo, fazemos até mesmo sem pensar a respeito. Assim como escovar os dentes ou arrumar a cama, o momento dos exercícios deve estar entre seus hábitos.

E qual é o segredo para adquirir um hábito? Consistência. Procure estabelecer uma meta numérica de treinos em um espaço de tempo. Por exemplo, muitas pessoas definem que vão se exercitar 5 vezes por semana durante 1 mês. Depois desse mês, não fazer exercícios é mais difícil do que fazer.

Para transformar os exercícios em hábito, procure primeiro eliminar os empecilhos que podem surgir. Por exemplo, não ter uma academia perto de casa ou dispor de pouco tempo para cultivar uma vida social e ter que sacrificar esse tempo para treinar.

Por isso, tente lutar contra esses fatores de maneira produtiva. Se não existe academias perto de casa, procure uma perto do trabalho. Para não sacrificar a vida social por causa dos treinos, comece a treinar com um amigo. Tente sempre unir o útil ao agradável.

Mesmo na correria diária, é possível seguir uma rotina de treinos. Lembre-se do motivo que leva você a estar fazendo isso: para se manter saudável, energizado e cheio de disposição para alcançar seus sonhos. Com isso em mente, ir para o treino fica muito mais fácil.

Fonte: Terra, Donna Fitness e Drauzio Varella.

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