5 jogos que conectam video game a exercícios

Com essas opções, o video game pode ser um ótimo amigo na pandemia — daqueles de tirar do sofá e convidar para a academia

Motivacional 4 min. de leitura
5 jogos que conectam video game a exercícios

“Desligue esse vídeo game”: atire o primeiro console quem nunca ouviu essa frase! Ela faz parte de uma geração urbana que tinha nos jogos um portal para aventuras e desafios. Com tanta diversão, o sofá ficava mesmo muito atraente. Porém, isso mudou. 

Bom, o video game continua atraindo pessoas de todas as idades. O que está diferente é a forma de experimentá-lo. Com tecnologias mais interativas, é possível ter uma jogabilidade mais ativa e mexer o corpo. 

Então, nessa pandemia, conheça cinco jogos que são superaliados contra o sedentarismo. Pronto para esse desafio? 

1. Just Dance

Entre os jogos com sensor de movimento, o Just Dance é um dos preferidos. (Fonte: Colin Woods/Shutterstock)

O primeiro da lista vem para requebrar o esqueleto. Com mais de 12 anos, a franquia Just Dance é um jogo eletrônico desenvolvido pela Ubisoft e lançado originalmente para Wii. 

Atualmente, com o desenvolvimento de mais consoles com controle de movimento, está disponível também para Xbox One, Xbox 360, Playstation 3, PlayStation 4, Playstation 5, Nintendo Switch, Google Stadia e app para SmartTVs.

A plataforma conta com gráficos muito animados e coloridos, que prendem a atenção do jogador e sempre pedem uma música a mais. É possível competir com pessoas pela internet e aumentar o score individual, bem como dar vida a personagens animados, que vão de entregadores de fast food a um alce supermoderno!

2. Fitness Boxing

Resultado de imagem para Fitness Boxing
O Fitness Boxing permite treinar boxe da sala de casa. (Fonte: Nintendo Store/Reprodução)

Como o nome sugere, esse jogo possibilita conciliar o treino de pugilismo com a queima de calorias. Foi lançado há pouco mais de 2 anos para rodar no Nintendo Switch.

Entre as características que ajudam no objetivo, está mapear a idade do jogador, que pode incluir peso e altura na plataforma — o jogo pede que se atualize esses dados periodicamente, aliás. Assim, pode-se estimar uma quantidade aproximada de calorias a perder, e o treino diário passa a ser pensado por meio desse cálculo, sendo possível personalizá-lo.

3. Wii Fit Plus

O Wii Fit Plus é uma versão aprimorada do Wii Fit. (Fonte: Barone Firenze/Shutterstock)

O Wii, o console da Nintendo, também tem uma proposta de exercícios em casa: o Wii Fit Plus. Ele permite desenvolver atividades aeróbicas, de yoga, treinamento muscular, e de equilíbrio, sejam os já programados, sejam treinos preparados por você com base nos seus dados e nas suas metas.

O jogo usa uma plataforma chamada de balance board, que permite ao video game ler os movimentos de quem treina. 

4. Zumba Burn It Up!

Resultado de imagem para Zumba Burn It Up!
Para quem gosta de dançar, o Zumba Burn It Up! leva um ritmo latino para a sua casa. (Fonte: Nintendo/Reprodução)

Lançado há pouco mais de 1 ano pela 505 Games e pela Sega para Nintendo Switch, o Zumba Burn It Up! já se tornou um sucesso. O jogo promete o mesmo que o ritmo latino: muita diversão e queima de calorias.

O ritmo foi criado pelo dançarino e coreógrafo Beto Perez há mais de 20 anos e desde então vem ganhando o mundo. 

5. EA SPORTS Active 2

No jogo, é possível criar uma série de exercícios que simulam esportes. (Fonte: EA Sports/Divulgação)

Outro jogo que promete queimar as gordurinhas é o EA SPORTS Active 2. Pensado para o Wii, o jogo propicia uma série de atividades aeróbicas e tem como diferencial um dispositivo a ser amarrado na perna, para que o video game registre a atividade dos membros inferiores. Além disso, o Wii Balance Board, do Wii Fit Plus, pode ser usado nessa plataforma, mas não é imprescindível para uma diversão completa. 

Nesse sistema, há um personal trainer virtual que oferece orientações sobre várias formas de jogabilidade, desde metas diárias até desafios que vão testar a sua disciplina. E não tem desculpa da chuva: o sistema fica na sala da sua casa. 

Bom, em meio a tantas opções, o importante é se exercitar e deixar o sedentarismo para trás. Por isso, se você estiver entre os aficionados por video game, experimente esses jogos. Mas não se esqueça de fazer os alongamentos, hein?

Subir de level, ganhar pontos e vencer desafios nunca esteve tão próximo da vida real!