2021: como construir um plano de exercícios para ser mais saudável

É importante equilibrar diferentes aspectos da vida quando o foco é ter mais saúde

Motivacional 4 min. de leitura
2021: como construir um plano de exercícios para ser mais saudável

Especialmente depois de todos os desafios enfrentados em 2020, muita gente está disposta a organizar a vida a fim de priorizar a saúde no próximo ano. Nesse sentido, uma das principais iniciativas é a prática regular de exercícios físicos, o que proporciona uma série de benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

E é fundamental seguir algumas estratégias para não perder a motivação ao longo do caminho. Assim, você mantém o comprometimento e consegue ver os resultados mais rapidamente, o que gera satisfação e eleva a autoestima.

Autoconhecimento e organização

Antes de mergulhar nas mudanças, é muito importante se conhecer. Dedicar-se ao autoconhecimento ajuda a entender as suas preferências e os seus pontos fortes, bem como os seus potenciais sabotadores — aqueles detalhes que podem acabar atrapalhando o processo.

Então, analise a sua rotina como um todo, considerando os compromissos essenciais e inadiáveis, e defina em que momentos é possível encaixar os exercícios físicos de modo sustentável e duradouro. Por exemplo, avalie se faz mais sentido para você treinar antes ou depois do trabalho.

De acordo com o professor de Educação Física Thiago Schiavon (CREF: 146875-G/SP), uma dica simples e bem útil é anotar os dias e horários de treinos em uma agenda física ou no celular. Assim, são maiores as chances de você assumir e manter esse compromisso.

Rotina de exercícios físicos

O segredo para adquirir um hábito é a consistência, e isso se torna mais fácil quando você escolhe uma modalidade esportiva que combine com o seu estilo. Outro aspecto relevante é lembrar que estabelecer metas acessíveis gera muito mais vantagens, inclusive a própria satisfação de saber que o plano está sendo seguido. 

(Fonte: Giphy)

Em vez de definir que irá à academia todos os dias, talvez no início seja melhor optar por duas ou três vezes na semana, por exemplo. Isso faz com que você tenha mais condições de manter a meta e seguir com motivação, especialmente se estiver saindo do sedentarismo.

A melhor rotina é aquela que funciona, portanto encontre o seu ritmo e siga em frente. Além disso, lembre-se de contar com a orientação de profissionais especializados na área, pois isso garante a sua segurança.

Alimentação e hidratação

Dois fatores que influenciam consideravelmente a saúde e a rotina de exercícios físicos são a alimentação e a hidratação. É importante beber uma boa quantidade de água diariamente, pois ela favorece o melhor funcionamento do corpo e da mente. Se você costuma esquecer, tente manter uma garrafa cheia por perto, programar alarmes no celular ou escrever lembretes em post-it.

Quanto à alimentação, evite produtos industrializados, açúcar e excesso de sódio, já que podem causar problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes. Prefira consumir comida de verdade, inclusive mais frutas e verduras, que são ricas em água, fibras, vitaminas e minerais, o que fortalece a flora intestinal e ajuda a prevenir doenças.

Uma dica interessante é experimentar novos sabores e tipos de preparo, pois assim o cardápio se torna mais diversificado e saudável.

Descanso

Embora muitas vezes seja deixado de lado, o descanso é muito importante. “Dormir pelo menos 8 horas por noite em ambiente tranquilo permite que as pessoas relaxem e acordem revigoradas, o que ajuda nas sínteses de proteínas e músculos, algo fundamental no desenvolvimento muscular e cognitivo”, explica Schiavon.

(Fonte: Pexels)
(Fonte: Pexels)

O sono serve para descansar o organismo e prepará-lo para o dia seguinte; enquanto dormimos, ocorre inclusive uma limpeza de toxinas acumuladas ao longo do dia. É por isso que, segundo especialistas, um sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional, fortalecendo o sistema imunológico e influenciando o funcionamento do cérebro.

Conhece alguém que quer ser mais saudável em 2021? Compartilhe este texto! Para ter uma vida com muita saúde, aprenda exercícios orientados por profissionais no app da Selfit. Além disso, no aplicativo Self sem Culpa é possível encontrar orientação de nutricionistas.

Fonte: ISTOÉ, Fiocruz e G1.