Suar mais durante o exercício emagrece?

Entenda a relação entre a quantidade de suor durante a prática de atividades físicas e a velocidade na perda de peso

Mito ou verdade? 2 min. de leitura
Suar mais durante o exercício emagrece?

Durante a prática de atividades físicas, uma das respostas naturais do corpo humano é a produção de suor para equilibrar a temperatura do organismo, e dúvidas sobre a relação entre essa reação e a eficácia do exercício são comuns: suar mais durante atividades físicas emagrece ou favorece a queima de gordura? Qual é a ligação entre a produção de suor e a perda de peso?

Entendendo o suor

O suor é uma secreção natural do corpo em reação a temperatura elevada (Fonte: Giphy)
O suor é uma secreção natural do corpo em reação à temperatura elevada. (Fonte: Giphy)

Para responder a essas perguntas, é muito importante entender que o suor é composto basicamente por água e sais minerais e é expelido pelo corpo humano para equilibrar sua temperatura: quando o organismo reconhece que o calor está aumentando, as glândulas sudoríparas liberam a secreção, evitando possíveis danos às funções vitais do corpo.

Em climas de temperaturas altas ou durante a prática de atividades físicas, é normal suar, mas algumas pessoas podem produzir essas gotículas mais do que outras, dependendo, principalmente, do condicionamento físico e da capacidade de o organismo equilibrar a temperatura corporal. Quem está começando a correr, por exemplo, tende a suar mais.

Suar mais favorece a perda de peso?

Suar mais apenas favorece a perda de líquidos e sais minerais (Fonte: Giphy).
Suar mais apenas favorece a perda de líquidos e sais minerais. (Fonte: Giphy)

Agora que entendemos o que é e para que serve o suor, fica fácil responder à pergunta inicial: não, suar não produz o efeito desejável do emagrecimento saudável, embora possa reduzir o peso total pela perda de líquidos. Depois de uma atividade física de altíssima intensidade, por exemplo, os números na balança podem indicar uma diminuição no peso, a qual se resume, na verdade, à água perdida.

É verdade que suar bastante é um indicativo de que os músculos e outras estruturas do corpo estão trabalhando muito e queimando calorias, que é o que de fato faz uma pessoa perder peso, porém é possível suar em excesso até mesmo estando em repouso em ambientes extremamente quentes ou simplesmente por usar roupas inadequadas para determinado clima.

Portanto o veredicto é: mito! Não é verdade que suar emagrece. Conhece alguém que acredita que quanto mais suar mais o exercício está fazendo efeito? Compartilhe esse texto!