É melhor fazer ioga pela manhã?

Praticar ioga de manhã traz diversos benefícios para o sono, a saúde e a manutenção da rotina durante o isolamento social

Mito ou verdade? 5 min. de leitura
É melhor fazer ioga pela manhã?

Na quarentena, é cada vez mais comum as pessoas se queixarem do quanto é difícil levantar cedo ou seguir a rotina “normal”. Isso é compreensível, afinal as tensões do momento e do home office podem bagunçar o relógio interno. Mas que tal deixar o dia a dia mais saudável com a prática de ioga?

Calma, essa não é uma atividade exclusiva para pessoas “zen”. Todo mundo pode executar. E o melhor: pode ser realizada em qualquer lugar.

mulher e cachorro fazendo ioga
Ioga é indicada para qualquer pessoa. (Fonte: Giphy)

Praticar ioga é trazer a consciência para o momento presente e perceber os próprios pensamentos. Parece simples, mas, se você avaliar bem, é algo que nos esquecemos de fazer durante a correria do dia. A prática regular da atividade relaxa a mente e traz conforto.

Qual é o melhor horário para fazer ioga em casa? É claro que há benefícios independentemente da hora em que for praticada, e o momento mais indicado tem muito a ver com as preferências de cada um, mas o período da manhã tem vantagens interessantes.

Na prática matutina, os resultados são perceptíveis ao longo do dia. Além disso, o hábito de fazer isso cedo pode ajudar a regular a rotina durante a quarentena. Quer descobrir mais benefícios de fazer a atividade nesse período?

O horário de Brahma Muhurta

homem fazendo ioga no jardim
O melhor horário para a prática varia de acordo com a rotina, mas se feita durante a manhã os benefícios são sentidos durante o dia. (Fonte: Giphy)

Normalmente, os horários da manhã e do fim da tarde são os mais recomendados para fazer ioga. O Brahma Muhurta é conhecido como “o horário do criador” e compreende aquela hora em que ainda está escuro, quase amanhecendo. O período dura 1 hora e 36 minutos antes de o Sol nascer.

Também conhecido como horário de Brahma, é considerado por vários mestres da ioga como o melhor momento porque a mente está mais calma, o que permite entrar em um estado mais profundo de meditação.

Mas vale ressaltar que, para seguir esse horário, é bom ter dormido adequadamente as horas recomendadas.

Vantagens de fazer ioga pela manhã

Durante a manhã, a mente tem maior facilidade para se concentrar. (Fonte: Giphy)

Fixar uma rotina mais saudável

Começar o dia bem cedo dá uma sensação reconfortante de colocar tudo em ordem. Estabelecendo essa rotina, é possível seguir as suas atividades com mais calma e concentração; afinal ioga é sobre situar a consciência no presente.

Desenvolver a calma no silêncio da manhã

Acordar cedo dá preguiça, a gente sabe, mas vamos combinar que o silêncio de manhã é muito relaxante, não é? Aproveite o horário em que todo mundo está dormindo e os pássaros começam a cantar.

Essa atmosfera é muito propícia para a percepção dos próprios sentimentos e pensamentos, algo que seria mais difícil no resto do dia, com todos os barulhos da casa e da rua.

Melhorar o hábito do sono

Ao acordar cedo para fazer ioga, a tendência é você dormir mais cedo, o que pode ajudar a regular a rotina de sono. Além disso, a prática ajuda a relaxar a mente ao longo do dia, o que pode serenar as inquietações antes de dormir.

O que é preciso para fazer ioga em casa

homem e cachorro fazendo ioga
A prática pode acontecer em qualquer lugar. (Fonte: Giphy)

Procure aulas com quem entende do assunto

Para quem não tem experiência com ioga, o ideal é procurar profissionais que montem exercícios adequados ao seu nível de prática, mesmo a distância. Tentar as posições mais complexas sem ter se preparado para isso pode ser perigoso.

Confira as nossas aulas na seção Treine em casa do site ou pelo nosso aplicativo.

Mantenha uma rotina

Essa é a parte mais difícil, porém essencial. Como qualquer outra atividade, você não verá benefícios de longo prazo se não praticar todos os dias ou pelo menos não passar muitos dias sem fazer.

Ao treinar em casa, é possível desenvolver o hábito mais facilmente, porque não há dependência de fatores como o trânsito.

Encontre um lugar para o seu tapetinho

Muitos profissionais de ioga recomendam o uso do yoga mat, um tapete com medidas de 60 cm por 170 cm, além de toalhinhas para enxugar o suor. Para criar uma rotina, também é interessante escolher um lugar da casa para ser o espaço de prática. Se for preciso, afaste os móveis e deixe o ambiente livre.

Gostou de saber mais sobre a ioga matinal? Para se aprofundar em mais hábitos saudáveis, dê uma olhada nos conteúdos superbacanas do nosso blog.

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