Fazer exercício na esteira emagrece?

Entenda os benefícios do exercício nesse equipamento e como você pode tirar um bom proveito dessa atividade física para emagrecer

Mito ou verdade? 3 min. de leitura
Fazer exercício na esteira emagrece?

Uma alternativa às caminhadas e corridas ao ar livre são as esteiras, equipamentos muito comuns em academias. Por se tratar de um tipo de exercício bem simples, praticar atividades dessa forma é uma ótima opção para quem quer ter uma vida mais ativa — ou para quem está acima do peso.

Mas será que se exercitar nesses equipamentos emagrece mesmo? Quanto tempo é preciso correr para começar a sentir a perda de peso? Quais são os benefícios de se praticar exercício dessa forma?

Esteira é uma ótima opção para emagrecer

Correr ou caminha na esteira é fácil e uma boa forma de manter o condicionamento físico. (Fonte: Shutterstock)
Exercitar-se nesses equipamentos é fácil e uma boa forma de manter o condicionamento físico. (Fonte: Shutterstock)

Por substituir a caminhada e a corrida ao ar livre, os exercícios na esteira também podem promover o emagrecimento. É claro que a intensidade e a duração da atividade podem variar bastante a quantidade de perda de peso, mas certamente estamos diante de uma ótima opção para quem quer emagrecer.

Praticar exercícios na esteira promove um trabalho importante nos músculos da perna e coxa, um dos maiores do corpo. Quando essas estruturas grandes trabalham de forma regular e intensa, elas queimam muitas calorias.

Mas é importante destacar que a eficácia do processo de emagrecimento realmente vai depender do ritmo e da regularidade da prática de exercícios nesse equipamento. Uma corrida intensa na esteira pode não ser capaz de substituir vários dias de caminhada ao ar livre. A chave, portanto, é a regularidade aliada a um aumento gradativo de intensidade.

Quanto eu posso emagrecer na esteira

O ideal é começar aos poucos e ir aumentando o ritmo aos poucos. (Fonte: Giphy)
O ideal é começar aos poucos e ir aumentando o ritmo aos poucos. (Fonte: Giphy)

Embora o emagrecimento com esse tipo de atividade dependa de vários fatores, existe uma média interessante calculada pelos próprios equipamentos. Uma pessoa com um bom condicionamento físico pode esperar queimar 100 calorias a cada 1,5 quilômetro. Porém, quanto maior for o peso corporal, maior tende a ser o gasto calórico total do exercício.

Outra métrica interessante é a de tempo. Um homem de 100 kg pode queimar até 60 calorias em apenas 10 minutos de esteira caminhando a uma velocidade de 3 km/h – um ritmo um pouco intenso. Já uma mulher de 70 kg precisaria se exercitar por 17 minutos para queimar as mesmas 60 calorias caminhando no mesmo ritmo.

Dicas para se dar bem nesse exercício

Se você está pensando em iniciar suas atividades na esteira, aqui vão algumas dicas interessantes:

  • Comece devagar. Se você nunca andou em uma esteira, comece com uma caminhada leve em um ritmo que não o incomode.
  • Evolua aos poucos. À medida que você se acostuma com o ritmo da esteira e a velocidade “normal”, aumente a velocidade para exigir um pouco mais do corpo.
  • Mantenha uma postura ereta e respire de forma adequada. Isso vai ajudar a manter o equilíbrio e evitar lesões nas costas.
  • Mantenha a barriga contraída para que os músculos do abdômen também sejam trabalhados durante o exercício.
  • Flexione os braços em 90° e movimente-os em harmonia de acordo com os passos da caminhada ou corrida.

Se você colocar em prática essas dicas, certamente terá sucesso nos seus exercícios nesse tipo de equipamento. É crucial o acompanhamento de um profissional mesmo nesse tipo de exercício, aparentemente simples. Isso vai te ajudar a melhorar os resultados e evitar lesões.

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