Dormir melhor ajuda a emagrecer?

Emagrecer de um jeito saudável depende de boa alimentação, atividade física e, sim, noites muito bem dormidas

Mito ou verdade? 4 min. de leitura
Dormir melhor ajuda a emagrecer?

Quem nunca sentiu os efeitos de uma noite mal dormida? Você acorda cansado e a fadiga o acompanha pelo resto de dia. Bate aquela preguiça de ir à academia depois do trabalho, de cozinhar o jantar e preparar a marmita para o dia seguinte. A noite chega com o risco de mais uma vez não conseguir descansar direito.

Essa é a rotina de 73 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). Mas, para quem procura qualidade de vida e diminuição de peso, a máxima de que dormir melhor ajuda a emagrecer é verdadeira, pois é o sono que ajuda você a ganhar massa magra, ter energia e evitar alimentos gordurosos e cheios de açúcar.

Hormônios do sono

bebê caindo de sono no sofá
(Fonte: Giphy)

Quando dormimos, produzimos os hormônios grelina e leptina. O primeiro é responsável por avisar o corpo de que precisamos de energia, ou seja, que estamos com fome e temos que nos alimentar. Já o segundo emite um alerta de que a hora de comer acabou, que o organismo não precisa de mais energia; é ele que dá a sensação de saciedade.

A falta de sono desregula a produção desses hormônios e deixa o organismo confuso, o que leva ao ganho de peso, como concluiu uma pesquisa de 2013 do Instituto de Medicina Howard Hughes, da Universidade do Texas. Quando você não dorme, não produz a quantidade suficiente de leptina, então seu corpo sente a necessidade de comer, afinal está cansado e precisa de energia para se manter acordado. Essa energia precisa ser consumida rápido, o que leva a alimentos supercalóricos e ultraprocessados.

Mais hormônios envolvidos no emagrecimento

Além da leptina e da grelina, outros hormônios estão diretamente ligados ao sono e à perda de peso: hormônio do crescimento e cortisol, associado ao estresse. O hormônio do crescimento também está associado ao ganho de músculos e é produzido principalmente à noite, então dormir mal atrapalha o ganho de massa magra, que é imprescindível para acelerar o metabolismo e perder peso. Essa é a conclusão de Jacob Teitelbaum, autor do livro Real Cause, Real Cure: the 9 root Causes of the most Common Health Problems and how to Solve them (Causa real, cura real: as 9 origens dos problemas de saúde mais comuns e como resolvê-los, em tradução livre).

E o hormônio do estresse? Um estudo publicado na revista científica Journal of Clinical Endocrinoloy and Metabolism, da Universidade de Oxford, mostrou que noites mal dormidas aumentam os níveis de cortisol, que ativa áreas do cérebro que nos fazem querer comida. E estimula a grelina, que dá a sensação de fome. Esses dois hormônios combinados fazem com que queiramos comer mesmo depois de um jantar caprichado.

Não são apenas os hormônios

Outro sistema do corpo que é prejudicado pela falta de sono é o endocanabinoide, um conjunto de neurotransmissores que se espalha por todo o corpo, das membranas celulares do cérebro aos órgãos do sistema digestório. Em 2016, pesquisadores da Universidade de Chicago associaram a insônia, o sistema endocanabinoide e o ganho de peso. Dormir mal também desregula esse sistema, o que dá aquela vontade de comer no meio da noite.

O que fazer para dormir melhor e emagrecer?

mulher se preparando para dormir tampando os olhos
(Fonte: Giphy)

Depois de tantos nomes difíceis, já deu para entender as consequências de uma noite em claro.

Por isso, o primeiro passo para uma vida saudável é ajustar a qualidade do sono. Para conseguir isso, de acordo com o Portal Drauzio Varella, é essencial evitar sonecas ao longo do dia, não tomar café ou refrigerante pelo menos 4 horas antes de se deitar e deixar a TV e o celular fora do quarto.

E lembre-se: dormir bem é apenas um dos fatores para emagrecer, que precisa estar aliado a uma dieta saudável e a uma rotina de exercícios físicos. O seu corpo e a sua mente vão agradecer.

Antes de correr para cama, que tal compartilhar essa notícia com aquele amigo que sempre diz que só academia emagrece?

Fonte: CNN, BBC e Drauzio Varella.