Quais cuidados se deve ter ao treinar no frio?

É necessário se exercitar mesmo no frio, tomando os devidos cuidados

Mito ou verdade? 4 min. de leitura
Quais cuidados se deve ter ao treinar no frio?

O inverno parece a estação perfeita para se aconchegar nas cobertas com chocolate quente e se movimentar menos por conta do frio. A gente entende a preguiça, mas praticar exercícios físicos continua sendo importante mesmo nessa época do ano, ainda mais durante uma pandemia. 

cachorro com roupa de frio
Exercitar-se é importante, mas não deixe de tomar cuidados. (Fonte: Giphy)

“Já estamos lidando com uma redução drástica da movimentação do corpo por conta do isolamento social, e isso precisa ser combatido, pois a prática de atividade física é fundamental para ajudar a fortalecer a imunidade e manter a saúde em dia”, explica o educador físico Rafael Oliveira (CREF: 147020 G/SP), que atua na Selfit.

Por mais que a importância do treino se mantenha a mesma independentemente do clima, o frio exige mais cuidados na prática dos exercícios, a começar por um melhor aquecimento do corpo.

Confira algumas dicas de cuidados ao treinar nesse período.

Roupas apropriadas

homem correndo
Use roupas específicas para exercícios e proteja as extremidades. (Fonte: Giphy)

Vamos começar pelo guarda-roupa? O ideal é deixar as extremidades, como mãos, pés e cabeça, bem aquecidas. É melhor evitar tecidos que impedem a transpiração, como blusas impermeáveis, para que a temperatura corporal não aumente.

Assim que terminar o treino, troque as roupas úmidas o mais rápido que puder, para evitar uma hipotermia. Sim, isso é possível, porque o tecido molhado de suor pode atrapalhar a regulação da temperatura corporal.

Alongamento e aquecimento 

mulher se alongando
O alongamento se torna ainda mais necessário no inverno. (Fonte: Giphy)

Oliveira alerta para a importância de fazer o aquecimento no frio: “Se em dias normais 10 minutos são suficientes para o aquecimento, em dias frios deve-se dobrar esse tempo”; ou seja, nada de pular essa etapa. O especialista recomenda começar o treino com exercícios articulares e aquecimentos dinâmicos, além de atividades técnicas ou corrida leve.

Hidratação sempre 

bebendo água
Vale colocar um lembrete no celular para beber mais água. (Fonte: Giphy)

Este é um recado que serve para a vida, mas não custa nada lembrar. É comum sentir menos sede no frio, mas é justamente no inverno que precisamos beber mais água, devido ao ar ficar mais seco. A dica se torna ainda mais válida para quem pratica esportes ao ar livre.

É importante lembrar que comer frutas e legumes com muita água na composição também é bastante recomendado. Para se aquecer, aposte em líquidos quentes, como chá.  

Atividades para fazer durante o frio 

homens se preparando para correr
Atividades são úteis para sair do sedentarismo. (Fonte: Giphy)

Para quem quer começar a se exercitar no frio, Oliveira dá quatro dicas de atividades que não necessitam de equipamento nem de acessórios. E o melhor: duram apenas 30 minutos e já ajudam na imunidade e no combate ao sedentarismo.

1. Panturrilhas

Apoie as duas mãos na parede e dê um passo para trás, esticando as pernas e fazendo flexão e extensão do tornozelo, com o movimento do calcanhar para cima e para baixo. 

Repetições: 3 séries de 15 a 20 movimentos.

2. Avião

Em pé, una os pés e abra os braços, como se fosse o Cristo Redentor. Com a coluna reta, movimente o tronco para frente e levante uma das pernas para trás, flexionando bem o joelho da perna que ficar apoiada no chão. 

Repetições: 3 séries com cada perna, de 10 a 12 movimentos.

3. Corrida estacionária

Faça a simulação de uma corrida sem sair do lugar. 

Repetições: 3 séries de 1 minuto cada.

4. Abdominais

Deite-se com a barriga para cima, estique as pernas para o alto e faça um pêndulo com elas, sem tirar a lombar do chão. Quando estiver ganhando resistência, aumente o movimento do pêndulo, respeitando sempre a estabilidade da coluna. 

Repetição: 3 séries de 15 movimentos.

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