O coronavírus é transmitido por ar-condicionados nas academias?

Diante do resultado de estudos, a manutenção de ar-condicionado em academias é essencial para manter a segurança contra o coronavírus

Mito ou verdade? 4 min. de leitura
O coronavírus é transmitido por ar-condicionados nas academias?

A reabertura gradual de estabelecimentos já é uma realidade em diversos países e em algumas regiões brasileiras. No caso das academias, alguns estados têm considerado a atividade como serviço essencial, mantendo o funcionamento dentro de medidas rígidas de segurança.

As atividades físicas são de grande importância nesse momento de crise mundial, instabilidade e estresse causado pela pandemia. Além de evitar o sedentarismo na quarentena, a prática de exercícios ajuda a aliviar o corpo e a mente das tensões do dia a dia.

Por isso, caso você esteja pensando se este já é o momento certo de voltar a frequentar uma academia, vale a pena entender melhor sobre todas as medidas necessárias para se precaver nesse ambiente. Para o gerente de Facilities da Selfit, Felipe Willian Rocha, essa retomada é totalmente segura se forem seguidas todas as medidas de precaução.

Quais são as medidas de segurança que estão sendo aplicadas nas academias?

homem treinando de máscara
(Fonte: Shutterstock)

Antes de voltar a treinar em uma academia, é importante conferir se o local está realmente seguindo as diretrizes necessárias para evitar a transmissão do coronavírus entre os alunos. Isso porque, sem a vacina, essa é a única forma de se manter protegido e evitar riscos de contaminação.

De acordo com o gerente, as principais medidas de segurança que estão sendo tomadas nas academias nesse momento, são:

  • Medição de temperatura de todos os funcionários e alunos.
  • Higienização dos pés em tapete desinfetante.
  • Higienização das mãos com álcool 70% em gel.
  • Uso obrigatório de máscaras de proteção.
  • Controle do limite de pessoas dentro do espaço físico.
  • Limpeza reforçada de todos os equipamentos. 

O coronavírus é transmitido pelo ar-condicionado nas academias: mito ou verdade?

higienização de equipamentos de academia
(Fonte: Shutterstock)

De acordo com um estudo publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, o coronavírus pode sim ser indiretamente transmitido pelo ar-condicionado, não só nas academias como em qualquer outro estabelecimento. Isso acontece porque, caso alguém contaminado solte gotículas no ar, elas podem ser aspiradas pelo equipamento e lançadas novamente no ambiente pelo vento que sai do aparelho.

Essa mecânica pode ocasionar a propagação do vírus, o que pode ser de grande risco em locais fechados e sem medidas de segurança. No entanto, com a aplicação das regras, esse perigo pode ser reduzido.

O uso de máscara, por exemplo, impede que alguém contaminado libere as gotículas no ar, aumentando a segurança e evitando essa disseminação. Ao mesmo tempo, pessoas saudáveis e livres do vírus ficam protegidas pela máscara, evitando aspirar qualquer gotícula contaminada.

Como está sendo feita a manutenção desses equipamentos?

Segundo Rocha, as academias devem seguir estritamente as orientações de manutenção, como higienizar sempre os equipamentos e fazer renovação de ar satisfatória de acordo com as normas vigentes.

Distanciamento social nas academias

O gerente de Facilities da Selfit também pontuou a importância de manter o distanciamento mesmo em locais fechados. Nas unidades da companhia, a lotação é restrita de acordo com a área total da academia, número que varia de um estado para outro e entre cidades, seguindo as recomendações dos decretos estaduais e municipais. 

Além disso, também há medidas em relação à distância de pessoas em equipamentos. Em alguns casos, por exemplo, ocorre até a interdição da máquina para assegurar a distância de 2 metros.

“Se as medidas de segurança forem seguidas corretamente, nos protegemos e também protegemos ao próximo”, finalizou Rocha.

Conhece alguém que quer voltar a treinar mas ainda tem receio? Compartilhe esse texto! 

Gostou do assunto? Que tal compartilhar com seus amigos?