Congestão: devemos evitar atividade física depois de comer?

Exercícios de alta intensidade após uma alimentação "pesada" podem causar mal-estar

Mito ou verdade? 3 min. de leitura
Congestão: devemos evitar atividade física depois de comer?

Existem muitos mitos sobre a relação entre alimentação e atividade física, como o que diz que fazer exercício depois de comer é perigoso e causa congestão. É claro que você irá passar mal se tentar correr uma maratona logo depois de comer um pratão de feijoada, mas também não é como se precisasse esperar horas para fazer uma caminhada só porque comeu um pão no café da manhã. O importante é prestar atenção nos sinais do corpo e prezar pelo equilíbrio.

Quando comemos alguma coisa, nosso organismo envia sangue para o sistema digestivo poder processar o alimento. Quanto mais “pesada” é a refeição, mais sangue é necessário para digeri-la. Sabe quem também precisa de sangue para trabalhar? Os músculos.

Quando fazemos qualquer atividade física, musculação ou aeróbica, o fluxo sanguíneo é direcionado para a área que está sendo trabalhada, por isso é preciso tomar cuidado com os exercícios após a refeição. Dependendo da quantidade de alimento e do quão intensa é a atividade física, pode faltar sangue para a digestão, fazendo surgir a sensação de mal-estar.

Entenda melhor sobre o assunto e como evitar a congestão com a nutricionista Giovanna Macarini (CRN 8-11539), especialista em Nutrição Esportiva, na entrevista a seguir.

O que é a congestão e como ela ocorre?

A congestão nada mais é do que um mal-estar generalizado que pode acontecer após a prática de exercícios físicos logo após uma refeição mais pesada.

homem levando comida na esteira
(Fonte: Giphy)
Quais são os sintomas da congestão?

Os principais sinais de que uma congestão está acontecendo são sensação de estômago estufado, enjoo, sonolência, arrotos e dor no abdômen.

Quais são os riscos de ter uma congestão?

A congestão causa mal-estar. Ao sentir isso, a pessoa normalmente fica fraca e tonta, podendo até desmaiar.

Como fugir desse problema?

Evite fazer refeições pesadas próximo do horário de treino e mantenha o hábito de comer devagar.

Quanto tempo depois de comer é indicado fazer exercício?

O recomendado é se exercitar aproximadamente 60 minutos após a refeição.

Que alimentos comer antes do treino para não ter congestão?

Aposte em carboidratos de rápida absorção e em refeições leves, como frutas com sementes. Um exemplo bem legal de refeição pré-treino é banana, mel, aveia e canela, que fornecem a energia necessária para o exercício, mas não pesam no estômago nem causam mal-estar.

Gostou das dicas da nutricionista Giovanna Macarini? Agora que você sabe como a congestão ocorre e como evitá-la, pode praticar seus exercícios sem medo. Contudo, caso se sinta mal durante a atividade física, o ideal é parar o exercício, procurar um local bem ventilado para descansar e buscar ajuda profissional.

Fonte: Minha Vida, Eu Atleta e O Globo.