2021: mitos e verdades sobre academia para começar a treinar

Mito ou verdade? Comece o ano tirando as dúvidas mais comuns sobre musculação e coloque as promessas de ano novo em prática

Mito ou verdade? 3 min. de leitura
2021: mitos e verdades sobre academia para começar a treinar

O fechamento de um ciclo sempre traz reflexões e motivações para mudanças, por isso as promessas de ano novo se tornam tão comuns. Porém, a maior dificuldade é colocá-las realmente em prática. 

Se você busca uma rotina mais saudável e “começar a academia” está na sua lista, separamos alguns pensamentos polêmicos para desmistificar a musculação e te incentivar a começar o ano bem.

(Fonte: Giphy)

1. Musculação não emagrece

Mito. Quando orientada por um profissional, a musculação é uma ótima aliada para o emagrecimento, uma vez que essa prática acelera o metabolismo e aumenta a perda calórica. Dessa forma, o treino precisa ser direcionado, com o volume e a intensidade dos exercícios focados nas suas necessidades. 

2. Fazer musculação na terceira idade é perigoso

Mito. Caso não tenha nenhuma contraindicação, é muito importante o fortalecimento muscular durante essa fase da vida, de forma a controlar e prevenir tanto a osteoporose quanto quedas. Procure um médico e faça uma avaliação com ele antes de iniciar os treinos.

3. Para emagrecer, devemos combinar o treino aeróbico com a musculação

Verdade. A chave está no equilíbrio entre os dois tipos de exercícios, que devem ser dosados pelo profissional de Educação Física que fará acompanhamento do seu processo. Com essa combinação, a chance de ter eficiência nos resultados é bem maior.

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4. Correr ao ar livre entrega melhores resultados que na esteira

Mito. Desconsiderando a participação do cenário e focando no trabalho aeróbico, a esteira traz os mesmos resultados, fortalecendo o condicionamento cardiopulmonar.

5. Treinar em jejum ajuda a emagrecer

Mito. Não ajuda e é um risco, podendo causar hipoglicemia no praticante. É importante ter uma reserva energética para praticar qualquer atividade, evitando sentir fraqueza, desmaios e outros problemas. Para emagrecer, o ideal é manter uma alimentação saudável combinada a um treino focado. 

6. Alongamento antes da musculação é prejudicial à hipertrofia

Mito. Alongamentos com tensão moderada e durante um curto período de tempo ajudam a otimizar a hipertrofia do músculo, além de deixá-los mais flexíveis e preparados para receber os exercícios. O ideal é alongar os músculos que não foram trabalhados no treino do dia.

7. Musculação melhora a postura

Verdade. Fortalecer os músculos das costas é essencial para melhorar a postura, pois ajuda a aumentar a sustentação do esqueleto e alivia as dores nas costas.

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8. Preciso malhar todos os dias para alcançar resultados

Mito. Fazendo pelo menos 3 dias na semana e com uma grade de exercícios equilibrada, não é necessário malhar todos os dias.

9. É preciso poucas repetições para ganhar massa e muitas para emagrecer

Mito. Um treino de hipertrofia pode ser um grande aliado para o emagrecimento, uma vez que ele acelera o metabolismo e auxilia na perda de peso.

10. Voltar para a academia é seguro

Verdade. A Selfit está tomando todos os cuidados de acordo com as recomendações das autoridades competentes de saúde e está preparada para te receber de forma segura e responsável.

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Para finalizar, ouça o episódio especial do nosso podcast falando sobre as promessas deste novo ano.

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