Termogênico: o que é, como funciona e quem deve tomar?

Perda de peso e melhor desempenho físico são objetivos comuns de quem utiliza o termogênico, mas seu consumo requer cuidados

Comer bem! Viver bem! 4 min. de leitura
Termogênico: o que é, como funciona e quem deve tomar?

A melhor estratégia para alcançar objetivos como melhora da saúde e da performance física é, sem dúvidas, associar exercícios a uma dieta saudável e equilibrada. Em alguns casos, entretanto, o uso de suplementação alimentar também é recomendado.

Além dos produtos ricos em proteína, gorduras boas, fibras e carboidratos selecionados, um suplemento que tem ganhado destaque no meio nutricional e esportivo é o termogênico. Por acelerar o metabolismo, ele pode potencializar os resultados para quem deseja gastar mais energia e emagrecer de maneira saudável.

No entanto, é importante ressaltar que seu uso deve ser recomendado por um profissional de nutrição, pois praticamente todos os termogênicos possuem cafeína em sua fórmula, ingrediente não recomendado para alguns perfis específicos, como gestantes, lactantes e pessoas com problemas cardíacos.

Termogênicos podem ajudar a emagrecer, mas devem ser consumidos com parcimônia (Fonte: Shutterstock)

Afinal, o que é o termogênico?

O termogênico é um suplemento responsável por aumentar a temperatura corporal por meio do sistema cardiovascular, nervoso central e respiratório. Em decorrência dessa termogênese, o metabolismo basal é acelerado, fazendo com que o corpo gaste mais energia e, consequentemente, queime mais calorias.

A queima intensa de calorias gera a queima de gordura, acarretando o efeito de emagrecimento para quem segue uma dieta equilibrada e tem uma vida física ativa. Alguns produtos naturais oferecem efeito termogênico, como é o caso do guaraná, da pimenta, do gengibre e do chá verde. 

Para quem segue uma rotina de academia ou musculação em casa e tem  recomendação de uso por nutricionista, é comum a ingestão de termogênico em cápsulas ou pó solúvel, que garantem uma boa absorção de maneira prática.

Como o termogênico funciona?

O termogênico age de maneira direta sobre o metabolismo celular, transformando o corpo em uma máquina com menor eficiência. Desse modo, o organismo passa a produzir mais calor e menos energia ao quebrar um nutriente, fazendo com que o metabolismo precise se acelerar e gastar mais energia para fazer o mesmo trabalho.

Em resumo, o termogênico faz com que o organismo precise queimar mais gordura para conseguir realizar atividades comuns e isso contribui para a perda de peso. Existem também produtos com outros mecanismos de ação, que maximizam o desempenho e a resistência durante o exercício físico, o que beneficia o aumento do gasto energético e os resultados nos treinos.

Termogênicos ajudam no aumento do gasto calórico (Fonte: Giphy)

Quem pode fazer uso do termogênico?

Antes de começar a ingerir esse suplemento, é extremamente importante que a pessoa interessada faça uma avaliação nutricional para conhecer os limites e as necessidades de seu corpo e seguir uma dieta equilibrada adequada a sua rotina. 

Isso porque os efeitos colaterais para quem faz uso do termogênico sem indicação ou com perfil de risco incluem alterações no humor, boca seca, tremores, insônia, podendo se agravar com arritmias cardíacas, infarto e AVC. 

Por isso, se você deseja usufruir dos benefícios dos termogênicos e potencializar os resultados de seus esforços alimentares e físicos, é fundamental que você tenha o acompanhamento e o auxílio de um profissional de nutrição. 

Para ajudar nesse estilo de vida, o app Selfit Sem Culpa conecta você a nutricionistas que darão orientações de maneira super prática, com gráfico de metas, acompanhamento constante e sugestões de cardápios de acordo com o objetivo de cada pessoa.