Primavera: 10 alimentos da estação para montar sua dieta

Saiba quais são e por que inserir os alimentos da estação na sua dieta

Comer bem! Viver bem! 4 min. de leitura
Primavera: 10 alimentos da estação para montar sua dieta

Quem vai ao mercado sabe que os produtos naturais, como frutas, legumes e verduras, podem apresentar variações significativas de qualidade e preço. Isso ocorre, em grande parte, porque os alimentos têm um tempo próprio para seu cultivo, e respeitar o ciclo da natureza pode ser uma ótima escolha. Por isso, separamos os principais alimentos da primavera.

Por que consumir alimentos da estação?

Hoje, a agricultura consegue inverter o ciclo natural e garantir a colheita de produtos o ano todo, abastecendo o consumo sem interrupção. É por isso que, independentemente do período do ano, alimentos comuns como tomate e alface estão sempre disponíveis nas prateleiras.

Mas esse processo custa dinheiro para garantir cuidados excepcionais, além de ser menos saudável, pois é possível que mais defensivos químicos sejam usados na produção de um alimento fora de sua estação natural.

Por isso, ingerir alimentos próprios da época é uma ótima ideia para quem deseja se alimentar bem, com qualidade e economia, já que mais oferta implica em menor custo. Cozidos, crus, assados ou como sucos e vitaminas, esses alimentos são especialmente bem-vindos nesse período.

Quais são os alimentos da primavera?

Conheça os principais alimentos típicos da primavera e saiba o que priorizar na hora de ir ao mercado.

1. Abacaxi

abacaxi
Abacaxi auxilia na sensação de saciedade. (Fonte: Shutterstock)

O primeiro lugar fica com quem tem uma coroa. O abacaxi vai bem assado, em suco, doces e saladas e tem uma série de propriedades, como melhorar a digestão e a imunidade e evitar inflamações. Não é à toa que é o rei da lista.

2. Abacate

Ponto para os amantes de comida mexicana. Esse fruto é originário da América Central, além de ser encontrado em regiões da América do Sul. Pode ser consumido in natura, em vitaminas e saladas, como a conhecida guacamole. Arriba!

3. Banana

Símbolo das terras tropicais, essa fruta não poderia faltar na lista da primavera. Muito nutritiva e ótima fonte de energia, regula a pressão arterial, as taxas de colesterol, a anemia e muitos outros fatores. Ótima candidata à sua lista de compras.

4. Kiwi

Simpático e de fácil consumo, é anticancerígeno e tem baixo índice glicêmico. Ótima opção para um lanche da tarde.

5. Manga

Muito comum em diversas regiões do Brasil, a fruta é rica em fibras e antioxidantes e auxilia na digestão. 

6. Melão

melão
Melão é ótimo para a absorção de cálcio. (Fonte: Shutterstock)

Diretamente do Oriente Médio para a sua cestinha, essa fruta de polpa carnosa e suculenta tem uma série de benefícios. É ideal para quem precisa escapar da anemia e fortalecer a estrutura óssea.

7. Cenoura

A cenoura está entre os alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros, e agora, mais que nunca, é hora de dar espaço a ela. Barata e nutritiva, adapta-se a diversas receitas. Além disso, quem mais mantém sua pele saudável e ainda garante saúde para desfrutar dessa beleza?

8. Couve-flor

A julgar pelos benefícios dessa hortaliça, que é anti-inflamatória e cicatrizante, ela deve ter lugar cativo na mesa durante a primavera. Saber que ela garante o bom funcionamento do cérebro é motivo mais do que suficiente para dar passagem a esse alimento, cuja forma de buquê vale seu nome romântico.

9. Espinafre

espinafre
Desenho que popularizou o alimento tem origem em quadrinhos de mais de 100 anos de idade. (Fonte: Shutterstock)

Boa notícia para os fãs do desenho do Popeye: a primavera é o período mais propício para o consumo da comida preferida do rabugento marinheiro que ficava forte ao consumir espinafre enlatado. 

10. Abóbora

Saborosa e com uma cor contagiante, a abóbora também está entre os alimentos típicos da primavera. Ela é ótima para a saúde dos olhos, mas não estranhe se a vir se transformar em carruagem.

Deu para fazer sua lista de compras? Compartilhe este texto com quem quer ser mais saudável durante a primavera. Se quiser ajuda para entender como encaixar esses alimentos na sua dieta, baixe o app Self Sem Culpa (iOS ou Android) e entre em contato com nutricionistas para ajudar nessa missão.