Já bebeu água hoje? Crie hábitos saudáveis mesmo em casa

Cuidar da saúde física e mental é fundamental para construir uma rotina mais feliz

Comer bem! Viver bem! 4 min. de leitura
Já bebeu água hoje? Crie hábitos saudáveis mesmo em casa

Ficar em casa nunca foi tão sinônimo de saúde, não é mesmo? Se não levamos os nossos hábitos saudáveis para o nosso cantinho antes, agora temos a oportunidade de construir uma rotina de bem-estar dentro de casa.

Acha complicado? Sabemos que não é fácil. Estamos aqui para mostrar como é possível ser saudável nesse novo dia a dia.

Beba água sempre

mulher bebendo água
(Fonte: Giphy)

Parece óbvio, não é? Mas quantas vezes você está bebendo água por dia? A gente sabe que em casa fica mais difícil lembrar de se hidratar, mas, se você quer trazer os hábitos saudáveis para casa, deve lembrar que a garrafinha de água não é só para a academia.

Quanta água precisamos beber por dia? A quantidade pode variar de acordo com peso, metabolismo, clima ou frequência de atividades físicas. De acordo com o Portal Drauzio Varella, a urina é um bom indicativo se que você está bebendo água o suficiente. O normal é a cor amarelo-clara, mas se você estiver fazendo menos xixi e ele estiver amarelo-escuro e com cheiro forte, hidrate-se mais.

Respire fundo e medite

personagem desenho animado meditando
(Fonte: Giphy)

“Para meditar é preciso ser muito espiritualizado, não tenho paciência”. Se você pensa assim, queremos dizer que meditar é um daqueles hábitos saudáveis que todos podem desenvolver. Para começar, escolha um cantinho quieto da casa. Sente-se com a coluna reta (sem apoiar na parede), feche os olhos e concentre-se apenas na sua respiração.

Respire profundamente, para que você possa desacelerar. Os pensamentos virão, mas o ideal é não se prender a eles, apenas se concentrar na respiração. A duração pode ser de 5 minutos, e o ideal é praticar todos os dias.

Alongue o corpo

coelho se alongando
(Fonte: Giphy)

Mesmo para quem não tem a prática de se exercitar, o alongamento é muito bom para a flexibilidade, o que pode até ajudar nas tarefas diárias e prevenir lesões. Sabe qual é a outra vantagem do alongamento? Ele libera cortisol e corticotrofina, que são as substâncias relacionadas ao combate do estresse.

O ideal é adicionar essa prática à sua lista de hábitos saudáveis diários e ter mais efetividade. Para quem não tem ideia por onde começar, existem aulas de alongamento só esperando por você no site da Selfit e no aplicativo exclusivo para alunos, confira.

Cuide da sua alimentação

personagem desenho animado comendo
(Fonte: Giphy)

Não se sinta na obrigação de emagrecer ou engordar nesse período. Encarar a comida como a vilã da história pode abrir caminho para um relacionamento ruim com os alimentos. E cuidar da alimentação é cuidar da saúde. Respeite os horários das refeições e procure evitar os ultraprocessados, que são repletos de aditivos químicos.

Coma opções mais naturais e procure redescobrir o sabor de frutas, verduras e legumes. Reequilibre os nutrientes do seu corpo, mas isso não significa que aquele bolo de família precisa ser abolido, pois tudo é uma questão de equilíbrio.

Mantenha o seu espaço sempre organizado

homem organizando mesa
(Fonte: Giphy)

Não é um reality show de organização, mas todo mundo sabe que ter um espaço arrumado dá paz, não é mesmo? A arrumação também faz parte dos hábitos saudáveis, especialmente para quem faz home office.

Mas a organização vai além: que tal arrumar o guarda-roupa? Limpar a caixa de emails e a lista dos seguidores no Instagram? Sempre deixamos acumular algumas coisas que não fazem mais sentido para nós, então livrar-se de roupas velhas, apagar emails desinteressantes e dar aquele unfollow terapêutico pode trazer mais calma para o dia a dia.

Bônus: faça atividade física

homem e cachorro fazendo agachamento
(Fonte: Giphy)

Fazer exercícios físicos em casa não precisa ser um castigo. Além do alongamento, é importante recomeçar as rotinas de flexões, dança ou funcional. Isso se você já vai para a academia. Se você ainda não vai, existem treinos mais leves.

A importância da prática é a mesma do alongamento: liberar o estresse. Certifique-se apenas de fazer exercícios respeitando os seus limites. No app da Selfit você encontra aulas orientadas por profissionais para começar sua rotina de atividades.

Gostou da nossa lista de hábitos saudáveis? Conte para a gente: quais são os que você mais faz dentro de casa?