7 sucos gostosos e nutritivos para o pós-treino

Entenda por que tomar um suco geladinho é ótimo para repor as energias depois dos exercícios e confira receitas deliciosas

Comer bem! Viver bem! 5 min. de leitura
7 sucos gostosos e nutritivos para o pós-treino

Fazer exercícios, principalmente no calor, dá muita sede, não é mesmo? Por isso é importante ter sempre uma garrafinha de água e se hidratar. Mas que tal beber um suco geladinho depois do treino? É claro que ele não substitui a água, mas é uma ótima forma de se refrescar e repor nutrientes. 

A nutricionista Giovanna Macarini (CRN 8-11539), especialista em nutrição esportiva, explica que é muito importante ingerir alimentos nutritivos no pós-treino, para ajudar o corpo a se recompor depois do esforço. Os sucos, principalmente os naturais, contribuem com substâncias poderosas para dar a energia de que o corpo precisa para se recuperar, bem como para potencializar os resultados dos exercícios.

Por que os sucos são uma boa pedida para o pós-treino

homem bebendo copo de suco
(Fonte: Giphy)

Macarini conversou com a nossa equipe sobre as vantagens de se tomar sucos após os treinos, abriu seu caderninho de receitas e compartilhou algumas dicas de sucos gostosos e nutritivos que você pode fazer em casa.

Por que tomar suco no pós-treino? Em que ele pode ajudar?

Os sucos são legais no pós-treino porque as substâncias são absorvidas com mais facilidade. Isso é importante se levarmos em conta que, após o exercício físico, o corpo está depletando energia dos músculos e precisando de nutrientes para se recompor. 

É claro que comer a fruta é mais benéfico para o corpo se pensarmos apenas no valor nutricional, afinal comendo-a ingerimos todas as substâncias intactas, sem oxidação, além de a quantidade de fibras ser muito maior. Mesmo assim, os sucos têm seu valor, principalmente quando extraídos naturalmente da fruta (não industrializados). 

Que frutas são mais indicadas no pós-treino e por quê?

Quase todas as frutas são benéficas e contribuem com alguma substância importante para o organismo. As únicas que eu recomendo que meus pacientes evitem no pós-treino são aquelas com alto poder antioxidante, como ameixa, morango ou blueberry. Isso é especialmente importante para quem faz treinos de força e quer ganhar massa magra. 

O pós-treino é o momento em que os músculos sofrem a “quebra” que causa a hipertrofia (aumento de massa magra), e esse tipo de fruta evita que a ação aconteça. 

Gengibre, pimenta ou outro termogênico ajuda no emagrecimento?

Com certeza! Esse tipo de ingrediente tem efeito termogênico e pode ajudar no emagrecimento, mas é claro que nenhum alimento termogênico sozinho faz a pessoa emagrecer. Eles apenas dão uma forcinha extra quando a pessoa já mantém uma rotina saudável, com boa alimentação, atividade física, descanso…

Acho importante frisar que, mesmo para quem quer emagrecer não é indicado substituir uma refeição completa por suco. Por mais natural e “completinha” que a bebida seja, ela dificilmente terá todos os nutrientes de que o corpo precisa para se recuperar e emagrecer com saúde.

Como extrair o máximo de nutrientes das frutas?

Para aproveitar melhor todas as substâncias boas das frutas no suco, o ideal é tomar assim que for feito, fresquinho. Conforme você vai deixando o suco na geladeira, ele pode perder alguns nutrientes.

Isso não significa que você não possa picar as frutas e deixar no congelador, por exemplo. Você pode picar e congelar tudo no domingo e ir retirando aos poucos para fazer sucos durante a semana, assim tem sucos fresquinhos todos os dias, mas de um jeito prático. 

O que realmente não é recomendado é tomar sucos industrializados, em especial aqueles de caixinha.

7 receitas de sucos nutritivos e saborosos da nutricionista Giovanna Macarini

menina entregando copo de suco de laranja
(Fonte: Giphy)

Macarini explicou que não tem segredo preparar os sucos: basta cortar as frutas maiores e bater no liquidificador. Apenas observe que, em algumas receitas, a nutricionista indica colocar água de coco ou suco de limão em vez de água. Vale lembrar que, se você seguir a dica de congelar as frutas antes de preparar o suco, a bebida ficará ainda mais geladinha e refrescante.

A quantidade de cada ingrediente pode ser livre: todas as frutas indicadas são nutritivas e saborosas, gerando os mesmos efeitos positivos para o corpo. Colocar mais de uma ou de outra depende do seu paladar e da sua preferência. Além disso, você pode turbinar as receitas com um pouquinho de gengibre, pimenta ou canela, já que esses ingredientes auxiliam no emagrecimento.

  • Suco do bronzeado: laranja lima, cenoura, pepino, gengibre e água de coco
  • Suco pink: beterraba, cenoura, água de coco e blueberry
  • Suco detox: couve-manteiga, abacaxi, suco de limão, gengibre
  • Suco para desinchar: maçã, pepino japonês, couve-manteiga e água de coco
  • Suco energizante: leite de coco, abacaxi, hortelã e maçã
  • Suco hidratante: melancia, aipo e manjericão 
  • Suco refrescante: melão, gengibre, hortelã, água de coco

Gostou das dicas? Então agora é só ir à feira e comprar os ingredientes para fazer esses sucos que são bons para o corpo e supergostosos.

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