5 alimentos ótimos para dar energia no verão

Saiba como se alimentar corretamente para não ficar sem energia e evitar a desidratação

Comer bem! Viver bem! 3 min. de leitura
5 alimentos ótimos para dar energia no verão

O período mais quente do ano pede uma série de cuidados na alimentação, sobretudo para quem se exercita, afinal em meio ao calor o desgaste físico tende a ser maior e há risco de desidratação.

Para falar sobre alimentos que contribuem com a saúde nessa fase do ano, a Selfit conversou com o nutricionista Guilherme de Jesus (CRN 52184) Confira.

1. Água

Hidratação deve ser o principal cuidado nos dias de verão. (Fonte: Daria Kulkova/Shutterstock)

O primeiro lugar da lista vai para o que de Jesus chama de “básico do básico”. No verão, a temperatura pode se aproximar dos 30 °C, o que pede uma atenção especial ao consumo de água. 

A desidratação é o principal risco dessa época do ano. Seja por exposição continuada ao sol, seja por atividade física constante, seja pelo baixo nível de ingestão de água, a falta de hidratação adequada pode causar constipação, dor de cabeça, dificuldade de concentração e má qualidade no sono.

2. Sucos

Sucos são uma opção que permite hidratar e nutrir. (Fonte: Maridav/Shutterstock)

Sucos não substituem a água, mas contribuem para a hidratação e podem ser consumidos para se ter mais energia. Uma solução leve e funcional.

Sucos de laranja e açaí são ótimos porque têm elevada quantidade de calorias e carboidratos (importantes para o metabolismo) e hidratam. Além dessas opções, é bacana optar por sucos de frutas com grande quantidade de água, como melancia, melão e uva.

3. Frutas

Levar frutas consigo é uma forma de se manter nutrido com leveza. (Fonte: Frannyanne/Shutterstock)

Outra opção interessante é se alimentar de frutas in natura, que são ótimas opções para lanches intermediários e, diferentemente dos sucos, podem ser levadas para compromissos externos com mais facilidade. Nesse caso, de Jesus sugere dar preferência às frutas já citadas.

Uma fruta e uma garrafinha de água são uma ótima receita para manter o metabolismo funcionando adequadamente.

4. Tapioca

Tapioca é recomendada no verão por ser leve e nutritiva. (Fonte: Julio Ricco/Shutterstock)

A tapioca é outra sugestão para esse período, pois pode ser usada em alternativa ao pão comum e tem como benefício a digestão rápida. É uma ótima opção para quem deseja ter energia no treino do início do dia. 

Segundo o nutricionista, muitas fibras podem atrapalhar o desempenho de exercícios por exigirem mais do metabolismo na digestão e, por demorarem mais a serem digeridas, dão menos energia no curto prazo. Já a tapioca, por ser feita do amido oriundo da mandioca, tem um processo de digestão que começa na boca, pois a saliva tem enzimas que auxiliam na absorção desse alimento.

5. Chocolate

Levar um chocolate consigo é uma saída interessante para contar com uma fonte de energia rápida, prática e saborosa. (Fonte: Shutterstock)

Sim, chocolate. Por que não? O especialista lembra que essa é uma fonte de energia rápida e gostosa, além de ser fácil carregar. Mas opte pelo 70% cacau, que é menos calórico. Se preferir, considere barras de cereal, paçocas e bananadas, facilmente encontradas em lanchonetes. 

São ótimas dicas, não são? Com cuidados simples na alimentação, é possível curtir o verão e manter o corpo funcionando adequadamente.